terça-feira, 10 de março de 2020

12 ANOS DE ESCRAVIDÃO


12 Years a Slave, no Brasil conhecido como 12 Anos de Escravidão é um filme de drama lançado em 2013 adaptado da autobiografia homônima de 1853 de Solomon Northup. O filme foi dirigido por Steve McQueen e é estrelado por Chiwetel Ejiofor, Michael Fassbender, Beneditc Cumberbatch, Lupita Nyong’o, Sarah Paulson e Brad Pitt. O filme recebeu 9 indicações ao Oscar em 2014, vencendo 3: Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante para Lupita Nyong’o e Melhor Roteiro Adaptado. 

Em 1841, Solomon Northup é um homem negro livre que trabalha como violinista, ele vive com sua esposa e dois filhos. Quando dois homens o enganam com proposta de emprego, ele acorda em uma senzala e é torturado, mesmo afirmando ser um homem livre e que poderia mostrar seus documentos para comprovar. Pelo simples fato de ser negro, Solomon é vendido como escravo sob o nome de Platt, um nome dado a ele por um comerciante de escravos, que na verdade se tratava de um escravo fugitivo de Geórgia.


Seu primeiro comprador é o fazendeiro William Ford (Benedict Cumberbatch), que se mostra ser uma pessoa bondosa, apesar de precisar do trabalho escravo. Ele não é rude com Solomon, inclusive os dois se dão bem um com o outro. Vendo nisso uma oportunidade de futuramente conseguir sua liberdade, Solomon se dedica totalmente ao trabalho. Mas, ele não esperava que o carpinteiro de seu senhor, passaria a persegui-lo a partir daí, inclusive numa tentativa de mata-lo enforcado.

A cena onde Solomon passa horas e horas se segurando apenas com a ponta dos pés, quase se enforcando é de doer a alma! Felizmente, seu amo consegue salva-lo, mas para garantir que não seja morto em outra retaliação, ele o vende para outro fazendeiro no qual ele tinha uma dívida para pagar. Esse fazendeiro é o cruel plantador chamado Edwin Epps (Michael Fassbender) que utiliza hipocritamente argumentos bíblicos para justificar o direito que ele acredita ter em abusar de seus escravos. Ele também abusa sexualmente de uma escrava jovem de sua fazenda.


É nessa parte que acontece as cenas mais cruéis do filme! Sinceramente, é difícil de entender como existiram pessoas que sentem prazer em ver o sofrimento de pessoas que não fizeram absolutamente que os prejudicassem. Esse filme faz uma imensa crítica ao racismo e ao trabalho escravo. Também critica pessoas poderosas que acreditam ser superiores aos mais pobres e necessitados. É também difícil não se comover com o desfecho final, onde toda aquela injustiça envolvendo Solomon é finalmente corrigida, após 12 longos anos de escravidão. E o fato de ser baseado em história torna o longa, mais dramático e necessário possível.

Assista ao filme, caso ainda não tenha visto. Perceba que essa trajetória sofrida por Solomon Northup pode nos servir de exemplo no que se refere à discriminação de raça ou humilhação diante de pessoas poderosas financeiramente. Vamos refletir para dar um basta nesse preconceito absurdo que, infelizmente, ainda predomina na sociedade. 

NOTA: 9/10

O filme está disponível na Netflix.

Veja o trailer no vídeo abaixo:

2 comentários:

  1. é apavorante. li o livro tb. eu li mês passado a vida do luiz gama. ele era homem livre. a mãe precisou fugir e ele ficou com o pai branco, senhor de engenho, q qd teve problema financeiro vendeu o filho como escravo. luiz gama tornou-se advogado sem cursar universidade e defendia negros livres q eram escravizados por alteração de documentação.
    aqui as postagns do filme e do livro https://mataharie007.blogspot.com/search?q=12+anos+de+escravid%C3%A3o

    ResponderExcluir