sábado, 2 de setembro de 2023

O CONVENTO

 

O Convento, título original Consecration, é um filme de terror lançado em 2023, dirigido por Christopher Smith. No elenco temos os nomes de Jena Malone, Charlotte Palmer, Danny Huston e Janet Suzman. 

Após a misteriosa morte do Padre Miguel (Steffan Cennydd), sua irmã, Grace (Jena Malone), decide viajar até o convento onde ele vivia na Escócia para descobrir o que realmente aconteceu. Sem confiar na versão oficial da Igreja, ela investiga por conta própria e descobre uma trama envolvendo assassinatos, sacrilégios e a verdade sobre seu passado. 

Jena Malone parecia muito envolvida com o filme, o que talvez tenha contribuído para que a trama ganhasse força nas interpretações, visto que os demais do elenco parecem deslocados além do permitido. Malone vive Grace, uma moça que sobreviveu a um episódio traumático envolvendo seu pai, o que a fez perder a fé. Anos depois, ela recebe a notícia de que seu irmão, que era um padre, foi morto sob misteriosas circunstancias. 

Então, ela parte para o local sendo recebidas pelas freiras do convento. Sempre discordando da possibilidade de ter sido um suicídio, Grace aprofunda sua investigação, ao mesmo tempo que seus traumas do passado lhe atormentam, além de visões perturbadoras. Christhopher Smith consegue criar uma atmosfera sombria sem que para isso precise apelar para sustos convencionais que são muito utilizados em filmes de terror desde 2010. Ao invés disso, ele aposta na carga emocional da protagonista e todo aquele ambiente obscuro e sombrio. 

O Convento tinha tudo para ser um grande filme se não fosse os inúmeros deslizes do ato final. Sem maiores esclarecimentos, o filme atira para todos os lados, que vai de poderes sobrenaturais, viagens no tempo, gore, forças do bem contra forças do mal e um exagero tão grande de tentar impressionar o público, sem que medissem na balança o ponto ideal. Faltou desenvolvimento sobre o verdadeiro motivo de Grace estar ali e no mistério envolvendo a relíquia que as freiras tanto queriam. No entanto, de modo geral, O Convento é um bom filme e não se trata de um fiasco, pois é possível se envolver na trama, entender até certo ponto, e criar suas próprias explicações sobre o final, visto que o roteiro não se preocupou com isso. 

NOTA: 5,5/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário