domingo, 10 de setembro de 2023

ONE PIECE: A SÉRIE

 

One Piece: A Série é uma produção lançada pela Netflix em 2023, baseado na série de mangá de mesmo nome, escrita e ilustrada por Eiichiro Oda, que foi o produtor executivo ao lado da Tomorrow Studios. No elenco principal temos os nomes de Iñaki Godoy, Emily Rudd, Mackenyu, Jacob Romero Gibson e Taz Skylar.

A série segue as aventuras dos Piratas do Chapéu de Palha, enquanto eles exploram os perigosos oceanos, terras e além em busca do One Piece, um tesouro lendário que fará seu capitão Monkey D. Luffy o Rei dos Piratas. Porém, a Marinha está atrás de seu navio e eles não são a única tripulação em busca do One Piece. Armados com habilidades e uma amizade inquebrável, os Chapéus de Palha estão prontos para uma jornada e ainda mais para lutar juntos por seus sonhos. 

Sendo muito sincero, eu sempre tive receio de live action de animes, após os desastres de Dragon Ball, Death Note e Cavaleiros do Zodíaco. E quando anunciaram o live action de One Piece, eu fiquei com um pé atrás, por conta desse histórico ruim e também por se tratar do anime/mangá que mais gosto dentre todos os outros que conheço. A expectativa não era boa, mas quando apresentaram o elenco principal, meu pensamento mudou um pouco, por quê? Por que as escolhas dos atores foram as melhores possíveis! Cada um deles combina perfeitamente com seus respectivos personagens. 

Mas ainda assim, o medo continuava. Como eu faço parte de páginas e grupos de One Piece nas redes sociais, eu sempre via uma grande divisão de opinião por parte da galera que curte essa obra, sendo a maioria delas com posição pessimista em relação ao live action. Mas chegou o dia em que o primeiro teaser foi lançado (vídeos abaixo), e posso dizer que minhas expectativas aumentaram em relação ao projeto. As cenas ali apresentadas foram maravilhosamente bem feitas, os designs, a ambientação e ao que parecia a história teria aquela pegada fiel à obra original. E daí veio o segundo e terceiro teaser e aumentaram cada vez mais as expectativas. Porém, sempre houve uma parcela que não se agradaram, mesmo após os teasers e o trailer final.

TEASER: 


TRAILER OFICIAL: 

Em 31 de agosto a série foi lançada e particularmente, eu posso afirmar que foi melhor do que eu esperava! Foi extremamente fiel ao mangá e fez um resumo espetacular de basicamente quase 100 capítulos e uns 45 episódios do anime, sem que tirassem algo importante em apenas 8 episódios com cerca de 1 hora de duração cada. Fiquei impressionado com a dedicação dos produtores e do elenco para que a alma de One Piece ficasse viva nessa série. Todas as características possíveis foram implementadas de uma forma esplêndida! É claro que não é exatamente uma cópia, houve algumas diferenças para dar uma identidade própria a série, mas nada que atrapalhe o desenrolar da história. 

Aos novos que chegam, saibam que a história desse mangá é uma das mais espetaculares que já vi em todas as obras, séries, animes e filmes que já vi. A série caiu nas graças do público e a vasta maioria adorou e querem mais. Isso se deu por que o enredo de One Piece é capaz de despertar todas as emoções possíveis. Você se emociona, se diverte, sente raiva e uma série de emoções que vem à tona diante das coisas que acontecem, e olha que é só o começo, tem muita coisa pela frente. 

Porém, vale ressaltar alguns pequenos pontos negativos da série que me incomodaram, todavia, estes pontos não comprometem a qualidade da produção e tampouco rebaixa a série a um nível inferior. Um desses pontos são a quantidade de cenas noturnas, que na obra original acontecem durante o dia, talvez isso seja uma jogada de mestre para camuflar os efeitos especiais, que devemos reconhecer que são extremamente difíceis de fazer. 

Outro ponto foi mostrar um Garp um pouco diferente do que conhecemos, não se trata aqui por trazerem ele muito cedo, visto que no mangá ele apenas aparece depois do arco Enies Lobby, mas a questão é que esse Garp ficou um pouco irreconhecível devido suas ações e seu temperamento bruto, uma vez que ele é extremamente brincalhão, exceto em casos de combate sério. 

Outra questão, embora ela possa ser corrigida futuramente com flashbacks, foi não colocarem o tritão Hachi nos episódios do Arlong, visto a tamanha importância que ele terá futuramente, contudo, entendemos que é muito difícil construir um homem polvo no mundo real, talvez ficaria bizarro demais. Agora, o que mais me incomodou foi o retrato que fizeram do Ben Beckman, o imediato dos Piratas do Ruivo. Embora ele apareça pouco, se compararmos ao personagem do mangá notaremos facilmente a descaracterização dele. Eu até cheguei a pensar que tentaram mirar no Beckman, e acertaram o Sidney Magal, por que não é possível gente. Veja na foto abaixo a diferença deles: 

Felizmente, como eu disse antes, esses pequenos detalhes negativos não comprometem em absolutamente nada a qualidade dessa série, que foi um estouro no mundo todo. Passou mais de uma semana no TOP 1 da Netflix, em vários países e deu muito o que falar. E isso foi muito bom! Por que abriu as portas para novas temporadas, esperamos que a fidelidade à obra original seja mantida, por que já foi comprovado que se querem fazer um live action de anime com qualidade e que agrade o público, é só seguir a receita do bolo, não tem segredo. 

É importante frisar que o sucesso dessa série tem um grande motivo, o autor e criador dessa obra fascinante: Eiichiro Oda. Por que eu digo que todo esse sucesso se deve a ele? Por que ele esteve envolvido até o talo nessa produção! Ele não iria permitir que fizessem da obra que ele tem mostrado tanta dedicação ao longo dos anos, um completo fiasco e descaracteriza-lo tal como fizeram nas grandes citadas anteriormente, e eu não duvido que isso iria acontecer, caso ele não estivesse em cima dessa produção. Portanto, todo o crédito é dele! E mais ainda, ele escreveu uma mensagem ano passado, se não me engano, que esta era sua última oportunidade de levar One Piece ao mundo todo, e após toda a repercussão gerada por essa série, podemos dizer seguramente que Eiichiro Oda conseguiu seu objetivo. 

Assista a séria pela Netflix

NOTA: 10/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário