segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

O HOMEM QUE RI (1928)


O Homem Que Ri, título original, The Man Who Laughs é um filme mudo norte-americano de 1928 dirigido pelo cineasta alemão Paul Leni. O roteiro adapta o romance de Victor Hugo escrito em 1869 com o mesmo nome. 

O filme enfoca no herdeiro de um ducado, Gwynplaine (Conrad Veidt), sequestrado quando garoto e, por ordem do rei, desfigurado num perpétuo riso forçado. Ele se torna uma atração de circo, um famoso palhaço. O filme foi uma das primeiras produções da Universal Pictures que fizeram a transição de cinema mudo para sonoro, usando o sistema de som Movietone introduzido por William Fox. 

Foi investido mais de 1 milhão de dólares nesse filme, um orçamento extremamente alto para um filme americano naquela época. E chegou a ser lançado sem música, e que após o sucesso inicial do filme, ele foi relançado com efeitos sonoros, uma trilha sonora sincronizada e uma música-tema. O Homem Que Ri é conhecido pela assustadora caracterização do personagem principal, que apresenta na face uma desfiguração que o faz parecer um sorriso perene. Há quem diga que o Coringa, criado em 1940, se inspirou neste personagem. 

A narrativa do filme é segura e leva o personagem com sua desfiguração, a ganhar destaque em um circo, para o delírio do público. Embora, não esteja entre as obras-primas do cinema mudo, O Homem Que Ri é um filme que deve ser resgatado no tempo, pois é considerado um clássico e de certa inovou o gênero como um melodrama, e não apenas terror, conforme alguns acham. 

NOTA: 8/10 

Clique aqui para assistir ao filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário