terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

AS DUAS FACES DE UM CRIME


As Duas Faces de um Crime,
título original Primal Fear é um filme de suspense lançado no ano de 1996. Dirigido por Gregory Hoblit e estrelado por Richard Gere, Edward Norton, Laura Linney, John Mahoney e Andre Braugher. O filme foi baseado no romance homônimo de William Diehl.

Em Chicago, um arcebispo (Stanley Anderson) é assassinado com 78 facadas. O crime choca a opinião pública e tudo indica que o assassino é um jovem de 19 anos (Edward Norton), que foi preso com as roupas cobertas do sangue da vítima. No entanto, um ex-promotor (Richard Gere) que se tornou um advogado bem-sucedido se propõe a defende-lo, sem cobrar honorários, tendo um motivo para isto: adora ser coberto pela mídia, além de ter uma incrível necessidade de vencer. 


Este é um dos melhores filmes de tribunal na minha opinião. É um filme que desdobra as resoluções do caso de uma forma incrível e singela. Pistas deixadas pelo roteiro de forma proposital, mas que não percebemos a grande surpresa por que tanto o roteiro a deixa camuflado, como as atuações brilhantes! Devo destacar aqui Richard Gere, em um dos melhores trabalhos de sua carreira, e principalmente o jovem Edward Norton. Confesso que sua atuação aqui é uma das melhores de já vi em todos os filmes que já tive o prazer de acompanhar, não só do ator, mas do personagem em si (risos). 


Uma das coisas que o filme critica em sua essência, é o fato de tomarmos um lado da moeda, não importando se a justiça está sendo feita ou não, além de que o advogado interpretado por Gere, por mais que ele queira vencer o caso, ele se encontra em um dilema interno sobre seu cliente, se de fato ele cometeu tal crime bárbaro e sua missão é inocenta-lo disso. 


No entanto, ele é mais interessado em seus holofotes da carreira, e isso acaba fazendo-o ir até o fim, não dando tanta importância se estar livrando um assassino perigoso da prisão. Isso me faz pensar um pouco nos advogados da vida real. Particularmente, é uma profissão que eu não quero exercer, apesar de que essa área abrange uma série de aspectos que não necessariamente teria haver com a criminalidade em si. Mas há sim advogados que cumprem seu papel, livrando criminosos da cadeia, se não há peso na consciência, aí vai depender muito da pessoa, mas creio de uma grande parte é como o advogado do filme. Não gostam de perder, preferem fama e dinheiro e claro, popularidade. 


O filme toma um rumo sem volta quando Aaron, personagem de Norton passa a mostrar uma face violenta, dando a entender que ele possui dupla personalidade e que a parte mansa o aparenta ser incapaz de matar uma mosca, enquanto a outra se mostra um perverso assassino com sede de sangue. E é aí que o advogado o defende baseando-se na sua sanidade mental, até que ele chegará a surpresas nada agradáveis. Pra quem ainda não As Duas Faces de um Crime, sugiro que não perca mais tempo e veja uma verdadeira obra-prima do gênero suspense. Extremamente bem dirigida e com um elenco primoroso. Vai por mim, vale muito a pena! 

NOTA 10/10 

O filme está disponível na Netflix

Nenhum comentário:

Postar um comentário