domingo, 1 de janeiro de 2023

PÂNICO NAS RUAS

 

Pânico nas Ruas, título original, Panic in the Streets é um filme do gênero policial lançado em 1950. Dirigido por Elia Kazan e estrelado Richard Widmark e Paul Douglas. 

Clinton Reed é um médico-legista que conclui que a causa principal da morte de um imigrante não foram as balas que o atingiram, mas sim uma violenta e letal febre pneumônica que o pegou antes. Em razão de ser uma doença altamente contagiosa, Clinton se une a Tom Warren, um capitão da polícia, para prender rapidamente Blackie e Raymond Fitch, os dois gangsters responsáveis pelos tiros. O temor de Clinton é que ambos tenham sido contaminados pela praga e que a estejam espalhando pela cidade. 

A tensão é predominante no filme, e a cada minuto vai tomando proporções maiores. Ainda que a caçada pelos assassinos chegue a um ritmo cansativo no final, o roteiro opta por trazer situações interessantes em meio a trama principal. Boas atuações e uma ótima direção! Até então, pelas minhas pesquisas, esse foi o primeiro filme que tem epidemia como tema principal, se há algum outro lançado antes desse, eu desconheço até então. 

Uma das curiosidades desse filme, é que ele chegou a ser filmado ao ar livre em uma cidade longe dos centros cinematográficos, sem se ater caninamente ao roteiro, ao improvisar diálogos e empregar vários amadores no elenco, segundo consta, Kazan tinha um desejo de pôr um fim no molde convencional de Hollywood, e assim assegurou-se todo o processo criativo para si.

 NOTA: 7,5/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário