domingo, 4 de dezembro de 2022

SANEAMENTO BÁSICO, O FILME

 

Saneamento Básico, O Filme é um filme brasileiro do gênero comédia lançado em 2007, escrito e dirigido por Jorge Furtado, e estrelado por Fernanda Torres, Wagner Moura, Camila Pitanga, Bruno Garcia, Lázaro Ramos, Tonico Pereira, Paulo José e Lúcio Mauro Filho. 

Aqui temos uma comédia de qualidade com atores excelentes, ótima química e espontaneidade que nos fazem rir de um jeito simples, porém, inteligente, embora alguns costuma dizer que filmes brasileiros com atores que normalmente fazem novelas, acaba deixando os filmes parecidos, isso não acontece em Saneamento Básico. Aqui a construção e a química dos personagens fluem de uma forma, que mesmo que você conheça e saiba que o elenco costuma fazer novelas, aqui o ambiente é puramente cinematográfico, a estrutura narrativa e o roteiro bastante criativo! 

O filme se ambienta em uma pequena cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul, aonde os habitantes se reúnem para discutir como reivindicar junto à prefeitura a realização de uma obra de saneamento que acabasse com o esgoto a céu aberto, que além do mau cheiro extremamente desagradável, têm também causado doenças nos moradores locais. 

Uma funcionária da prefeitura sensibilizada com a causa garante aos moradores que não haverá verba para esse tipo de obra no ano corrente, mas ao mesmo tempo ela sugere que a solução não seria tão difícil, pois existe uma verba para a realização de um curta de ficção que o governo federal liberou para as cidades com menos de 20 mil habitantes. A confusão começa, pois além de não saber exatamente qual o significado de “ficção”, os simplórios moradores não possuem a mínima ideia de como realizar um filme. 

O humor todo se dá na precariedade das filmagens, na dificuldade em produzir e filmar 10 minutos de um filme de ficção que se enquadre na construção da obra. Apesar de suas limitações, particularmente considero esta produção do nosso cinema como uma das mais criativas que já tive a chance de ver. Não é um grande filme, no entanto, agrada e conquista facilmente! 

NOTA: 7,5/10

Um comentário:

  1. eu adoro esse filme, não canso de rever. é divertidíssimo e ainda com crítica social. bejios, pedrita

    ResponderExcluir