segunda-feira, 28 de novembro de 2022

CASA DE AREIA E NÉVOA

 


Casa de Areia e Névoa, título original House of Sand and Fog é um filme americano do gênero drama lançado em 2003. Dirigido por Vadim Perelman e estrelado por Jennifer Connelly, Bem Kingsley, Shohreh Aghdashloo e Frances Fisher. 

O roteiro é baseado no romance homônimo de Andre Dubus III, que narra a disputa de uma jovem e uma família de imigrantes iranianos por uma casa. O filme recebeu três indicações ao Oscar em 2004. 

Dois indivíduos que possuem estilos de vida distintos, mas que compartilham uma ligação extremamente forte com a mesma casa. Kathy (Jennifer Connely) é uma jovem que foi abandonada pelo marido há alguns meses e que se entrega a depressão, saindo muito dificilmente de sua cama e de sua casa. Massoud Amir Behrani (Bem Kingsley) imigrante militar que é expulso do Irã após complicações tenta manter o nível de vida de sua família em seu país de origem trabalhando em dois subempregos. 

Os destinos se convergem quando Kathy é despejada do seu apartamento devido a um engano da prefeitura que a cobrou indevidamente por um imposto. A casa é colocada à venda pela prefeitura e antes que Kathy consiga tomar alguma providência, o iraniano Behrani compra a casa por um quarto do valor de mercado. O conflito se inicia com o desejo de Kathy reaver a casa herdada de seu pai e Behrani desejando receber o valor de mercado pela casa para desta forma conseguir resolver grande parte de seus problemas financeiros. 

A desequilibrada Kathy com o apoio de um policial que a despejou com o qual acaba se envolvendo tenta lutar pela casa, enquanto Behrani se apega ao imóvel na esperança de consolidar o mínimo de dignidade para sua família no futuro. Nenhuma das partes pretende prejudicar a outra, porém, não desistem de conseguir o que desejam, o que no fim das contas acabaria causando prejuízo um no outro. 

Os conflitos se intensificam, atitudes desesperadas são tomadas e temos um desses finais devastadores e fortes o suficiente para lhe causar imenso incômodo. Nesse filme não há vilões e nem mocinhos, seu foco é justamente nas atitudes dos personagens que, de alguma forma, lutam pela própria sobrevivência. Entretanto, não existe acordo entre eles, e o desespero de ambos é tanto que fica difícil para o espectador se identificar ou torcer por algum. 

Um dos pontos mais fortes desse filme são as atuações dos personagens de Connely e Kingsley. 

NOTA: 8/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário