domingo, 13 de novembro de 2022

O ADVERSÁRIO



O Adversário, título original L’adversaire é um filme francês lançado em 2002, dirigido por Nicole Garcia e estrelado Daniel Auteuli, Géraldine Pailhas, François Cluzet e Emmanuelle Devos. O filme é baseado em história real. 

Jean-Marc Faure é médico de formação e investigador brilhante na OMS. Marido dedicado e pai amoroso, Jean-Marc mantém igualmente uma relação afetuosa com os seus pais e de proximidade e respeito com os amigos. Pelo menos durante dezoito longos anos todos acreditaram que assim fosse. No entanto, a verdade pode revestir-se de uma devastadora faceta de crueldade e podem revelar-se trágicos os caminhos para dela fugir. E mais dramático ainda é perceber que essa história se baseia em um fato real ocorrido na França nas décadas de 80 e 90. 

É um filme europeu com um ritmo lento, porém, necessário para entendermos sobre o personagem principal e suas atitudes, além de compreender a mente humana que é estranha e desconhecida, quando se pensa que conhece alguém, na verdade você não conhece nada. O nome real do sujeito no qual o filme baseia a história é Jean-Claude Romand, que enganou seus familiares, que incluía esposa, filhos, pais e amigos. Vivendo assim durante longos 18 anos de pura mentira, fingindo ser um médico de sucesso, quando na verdade se sustentava com as economias de outros, inclusive de seus familiares que lhe confiavam dinheiro para que ele fizesse aplicações a longo prazo. 

Saía de casa todos os dias, mas ao invés de trabalhar, ficava vagando pelas ruas, dormia no carro, e ninguém conseguiu desconfiar de nada. O que é chocante perceber é como a mente doentia do sujeito podia enganar os outros, pessoas que sem dúvida alguma o amam, e mesmo assim, o indivíduo não sente o menor remorso. Depois de muitos anos, é claro que suas mentiras vão ficando sem nenhum pilar que a sustente, o que vêm à tona a desconfiança das pessoas próximas a ele. Mas, o que ele faz para tentar se safar é mais chocante ainda, e me fez refletir bastante sobre o comportamento humano, por que como se trata de uma história verídica, o que torna tudo muito mais impactante do que já é! 

O Adversário é um drama pesado e curioso, retratou bem esses acontecimentos caóticos e vai mais a fundo na mente do protagonista, que a todo o momento se vê incomodado com sua situação, mas que faria de tudo para manter seus segredos bem lacrados. A direção de Nicole Garcia foi ótima, contudo, a montagem do filme peca em alguns momentos, atribuindo cenas aleatórias no meio do filme, que só faria sentido nos minutos finais. Apesar disso e de algumas atuações abaixo da média, esse é um filme que merece ser conferido. 

NOTA: 6,8/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário