Noites Brutais, título original, Barbarian é um filme de suspense e terror lançado nesse ano de 2022 no serviço de streaming Star+, dirigido por Zach Cregger e estrelado por Bill Skarsgard, Georgina Campbell e Justin Long.
O filme apresenta Georgina Campbell como Tess, uma pesquisadora de documentários que reserva uma casa no Airbnb, que parece ser a única propriedade intacta entre as ruínas de uma esquecida de Detroirt. Nós a conhecemos chegando ao local enquanto a chuva, a trilha sonora arrepiante e a escuridão sufocante criam uma atmosfera noturna e ameaçadora.
No entanto, ao chegar na casa, ela descobre que a mesma já havia sido alugada por Keith, interpretado por Bill Skarsgard, conhecido por atuar em It: A Coisa, e ele próprio possui seu comprovante de reserva, o que deixa ambos muito confusos. Todavia, Tess decide ficar na casa após muita insistência de Keith, que para mostrar que não é um homem mau, propôs a condição de ele dormir no sofá, enquanto ela ficaria no quarto segura. Até esse ponto, a direção tenta conduzir o espectador a diversos tipos de medo, como violência urbana e relações pessoais.
Quem está acostumado com suspenses, pode tentar desvendar que há algo errado naquele hóspede tão prestativo e atencioso. Contudo, o filme dribla estas perspectivas e nos direciona à outras situações um tanto estranhas e desproporcionais ao suspense até então construído. O problema ali não é quem está hospedado na casa, e sim a casa e os segredos nela guardados há um bom tempo. Vale destacar a cena, onde um mendigo vê Tess do lado de fora, e grita para ela sair daquela casa. Com isso, a narrativa cria outra atmosfera, mais sombria e perturbadora!
O que acontece daí em diante pode muito bem ser visto como declínio da estrutura narrativa, pois parece que toda aquela construção vista no começo com Tess e Keith perde sua importância, pelo menos em partes. Outro personagem é apresentado: Aj, interpretado por Justin Long. Este reserva a mesma casa para fugir de problemas pessoais, mas não esperava que fosse participar de um terrível pesadelo.
Não quero soltar spoilers que possam comprometer a experiência de quem ainda não viu, mas diante de toda a premissa inicial que fora esmagada e quase zero de aproveitamento, da metade ao final, o filme ganha um novo ritmo que faz alusão aos detalhes iniciais, assim deixando o filme um pouco mais coeso. É claro que não é uma obra-prima, mas funciona bem, apesar de alguns deslizes e burrice dos personagens.
NOTA: 6,5/10
O filme está disponível no Star+.
O filme dá um pouco de medo, mas ainda assim é muito legal deu muita risada com meu amigo.
ResponderExcluir