quinta-feira, 24 de março de 2022

V/H/S 2

 


V/H/S foi um grande sucesso no gênero terror e no estilo found footage, que lhe rendeu sequências. Vamos falar hoje do segundo filme lançado em 2013, onde trouxe novamente as fitas com histórias macabras e horripilantes. 

Larry e Ayesha investigam o desaparecimento de um jovem estudante. Ao entrarem em sua casa, eles descobrem uma grande quantidade de TVs e de fitas VHS, além de um laptop que ainda está gravando um vídeo. Eles interrompem a gravação e a reiniciam, o que faz com que surja na tela um depoimento do garoto dizendo o quão estranhos são os VHS. É o suficiente para que Ayesha comece a assistir as fitas, enquanto Larry investiga a casa. 


1° História: O Olho Que Tudo Vê 

Esse primeiro segmento mostra um homem que passou por uma cirurgia no olho, porém, seu novo olho parece ser de alta tecnologia e possui uma câmera implantada nele, e ele começa a ver fantasmas e vultos. Uma outra mulher que passou por uma cirurgia no ouvido na mesma clínica consegue ouvir sons estranhos. Esse curta, apesar de ser um pouco fraco, mostra experiências estranhas sendo feitas em seres humanos, como e por que, isso não sabemos. 


2° História: Os Mortos Estão Vivos 

Já esse usa o clichê de zumbis canibais devorando outras pessoas e consequentemente contaminando-as. Porém, o seu diferencial está no personagem que é um ciclista e que filma tudo com uma câmera no capacete. Mesmo após ser contaminado e se transformar em um zumbi, ele ataca outras pessoas e com sua câmera registrando tudo, temos a sensação de estarmos atacando as pessoas. Mais uma vez, um segmento fraquinho, mas que se sobressai no gore, e nem me perguntem como isso começa ou como termina, por que eu não faço a menor ideia. 


3° História: Portões do Paraíso 

Essa foi a história mais interessante de V/H/S 2, que conta sobre um grupo de investigadores que decidem fazer uma matéria em uma comunidade religiosa extremamente isolada da sociedade, e que seguem estritamente as orientações de seu líder, a quem chamam de “Pai”. Isso me fez lembrar imediatamente do também found footage, O Último Sacramento, no entanto, apesar de toda a loucura que acontece, o final me decepcionou pra caramba! A última cena foi bizarramente ridícula! Não consegui engolir aquilo, apesar de que tudo que vemos nessas fitas macabras são o cúmulo do absurdo, mas essa história em específico, foi além dos limites. 


4° História: Levados 

Uma típica história de alienígenas, mas que foi bem conduzida. O designer dos ETs foi interessante, mas conclui com uma cena de deixar os mais sensíveis com o pé no chão. V/H/S 2 tentou apresentar uma pegada diferente em relação ao anterior, no entanto, abusou demais dos clichês e tentou surpreender em pelo menos dois dos curtas mencionados. 

E com relação ao segmento principal, esse chegou a superar a história principal do primeiro, que era daqueles caras tentando achar uma fita. Em V/H/S 2 apresentou o quão perturbador pode ser para aqueles que assistem a essas fitas macabras, e a moça que é vista vendo todas elas, teve consequências que ela talvez não imaginaria que tivesse. Resumindo tudo, V/H/S 2 é muito inferior ao primeiro, porém, não é um filme descartável! 

NOTA: 6/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário