segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

UMA HISTÓRIA DE AMOR E FÚRIA

 

Não é muito comum o cinema nacional produzir filmes no estilo animação que acabe se tornando muito famoso. E o filme Uma História de Amor e Fúria me surpreendeu positivamente! Embora muitos não o conheça, mas este filme recebeu a indicação ao Oscar em 2014, e vamos falar o porquê ele mereceu essa indicação bem como ter sido bastante elogiado. 

Uma História de Amor e Fúria foi lançado em 2013 e tem apenas 75 minutos de duração. Dirigido por Luiz Bolognesi e com vozes de Selton Mello, Camila Pitanga e Rodrigo Santoro. O filme conta a história de um homem que está vivo há 600 anos no Brasil. Ele passa por momentos marcantes da história do país, desde os conflitos indígenas na época da chegada dos europeus, passando pela Balaiada, no Maranhão, pela ditadura militar e a guerra pela água num futuro não muito distante em 2096. 

Apesar de retratar momentos históricos do Brasil, o filme é encaminhado a partir de um romance entre o protagonista Abeguar, de origem indígena, e sua amada Janaína. E como a linha narrativa do filme apresenta, dentre outras coisas, muita violência e morte, o arco dramático do amor de Abeguar por Janaína predomina com o passar dos anos, e nunca parece se apagar. Uma história muito bonita apresentada dentro de um contexto histórico repleto de derramamento de sangue, escravidão, luta pela liberdade e democracia. 

Eu achei incrível como essa ideia fluiu tão bem em uma animação aparentemente simples, mas que terminou com muita qualidade, trilha sonora e tudo mais. Os quatro atos que o filme apresenta trazem algo em comum; em todos eles o protagonista se envolve com o grupo menos favorecido, o mais fraco. Aquele que sofre para conseguir seus objetivos. Seja na colonização dos portugueses, na época da escravidão, na ditadura militar e no futuro onde a água potável é amplamente disputada pela humanidade. 

Este filme se tornou um dos melhores filmes brasileiros em minha humilde opinião, não interessa se é uma animação, o que costumo levar em conta é a ideia apresentada e a forma como ela se desenvolve a partir de momentos criativos e realistas. E para resumir Uma História de Amor e Fúria em apenas uma frase dita pelo personagem principal:

“Dizem que quem nasceu em liberdade, não sobrevive ao cativeiro”

O filme está disponível atualmente na Netflix, mas também você pode assisti-lo pelo YouTube no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário