quarta-feira, 11 de novembro de 2020

O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE POULAIN

 

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, é um filme francês lançado em 2001, dirigido porn Jean-Pierre Jeunet e estrelado por Audrey Tautou. Esse filme é amplamente reverenciado por críticos e a grande maioria dos amantes de cinema. O filme também recebeu cinco indicações ao Oscar.  
A obra conta a história de Amélie, uma menina que cresce isolada das outras crianças. Isso acontece porque seu pai acha que Amélie possui uma anomalia no coração, já que este bate muito rápido durante os exames mensais que o pai faz na menina. Na verdade, Amélie fica nervosa com este raro contato físico com o pai. Por isso, e somente por isso, seu coração bate mais rápido do que o normal.


Seus pais, então, privam Amélie de frequentar escola e de ter contato com outras crianças. A sua mãe, que é professora, é quem a alfabetiza até falecer. A sua infância e a morte prematura de sua mãe acabam por influenciar fortemente o desenvolvimento de Amélie e a forma como ela se relaciona com as pessoas e com o mundo depois de adulta. 

Após a sua maioridade, muda-se do subúrbio para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar com garçonete. Certo dia, encontra no banheiro do seu apartamento uma caixinha com brinquedos e figurinhas pertencentes ao antigo morador do apartamento. Decide procura-lo e entregar o pertence ao seu dono, Dominique, anonimamente. Ao notar que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e remodela a sua visão do mundo.
 

A partir de então, Amélie engaja-se na realização de pequenos gestos a fim de ajudar e tornar mais felizes as pessoas ao seu redor. Ela ganha aí um novo sentido para a sua existência. Numa destas pequenas grandes ações, ela encontra um homem, mudando completamente o seu destino. 

Esse filme já nasceu um clássico! Está em minha opinião, entre as dez melhores comédias romântica de todos os tempos. Além de visualmente belo e com uma trilha sonora cativante, o filme é recheado de cenas peculiares, dentre as quais, em diversos momentos, a quebra da "quarta parede". E isso sem contar na direção primorosa de Jean-Pierre Jeunet e a belíssima e encantadora atuação de Audrey Tautou. 

NOTA: 10/10

Veja o trailer no vídeo abaixo: 

2 comentários:

  1. eu amo esse filme. inteligente. surreal. muito bom mesmo. beijos, pedrita
    http://mataharie007.blogspot.com/

    ResponderExcluir