quinta-feira, 3 de setembro de 2020

FILMES QUE EMOCIONAM - PARTE 11


Após um hiato, irei listar agora mais dez filmes com temáticas emocionantes e envolventes. Essa lista serve para ajudar as pessoas que mostram interesse nesses tipos de filmes a encontrar algum que venha talvez a ser o mais marcante da sua vida. Desde 2019, eu venho pesquisando filmes com esse tema, e geralmente posto aqui apenas os que já assisti, de modo que indicações são sempre bem-vindas! 

Vamos agora aos filmes que irão compor a Parte 11 da matéria “Filmes Que Emocionam”.

SIMPLESMENTE ACONTECE – 2014


(Love, Rosie, Reino Unido/Canadá)

Os jovens britânicos Rosie (Lily Collins) e Alex (Sam Claflin) são amigos inseparáveis desde a infância, experimentando juntos as dificuldades amorosas, familiares e escolares. Embora exista uma atração entre eles, os dois mantêm a amizade acima de tudo. Um dia, Alex decide aceitar um convite para estudar medicina em Harvard, nos EUA. A distância entre eles faz com que nasçam os primeiros segredos, enquanto cada um encontra outros namorados e namoradas. Mas, o destino continua atraindo Rosie e Alex um ao outro.

ROMA – 2018


(Roma, México)

Cidade do México, 1970. A rotina de uma família de classe média é controlada de maneira silenciosa por uma mulher, que trabalha como babá e empregada doméstica. Durante um ano, diversos acontecimentos inesperados começam a afetar a vida de todos os moradores da casa, dando origem a uma série de mudanças, coletivas e pessoais.

CINEMA PARADISO – 1988


(Nuovo Cinema Paradiso, Itália/França)

Nos anos que antecederam a chegada da televisão (logo depois do final da Segunda Guerra Mundial), em uma pequena cidade da Sicília o garoto Toto (Salvatore Cascio) ficou hipnotizado pelo cinema local e procurou travar amizade com Alfredo (Philippe Noiret), o projecionista que se irritava com certa facilidade, mas paralelamente tinha um enorme coração. Todos estes acontecimentos chegam em uma forma de lembrança, quando agora Toto (Jacques Perrin) cresceu e se tornou um cineasta de sucesso, que se recorda da sua infância quando recebe a notícia de que Alfredo tinha falecido.

A GANHA-PÃO – 2017


(The Breadwinner, Canadá/Irlanda)

Baseado na obra homônima de Deborah Ellis. Parvana é uma jovem que vive em um Afeganistão governado pelas forças do Talibã. Quando seu pai é preso de maneira injusta, ela precisa se disfarçar como um menino para trabalhar e garantir o sustento de sua família.

MEU PRIMEIRO AMOR – 1991


(My Girl, EUA)

Vada Sultenfuss (Anna Chlumsky), uma garota de 11 anos é obcecada com a morte, pois sua mãe morreu e seu pai, Harry Sultenfuss (Dan Aykroyd) é um agente funerário que não lhe dá a devida atenção. Vada é apaixonada por Jake Bixler (Griffin Dunne), seu professor de inglês, e no verão faz parte de uma classe de poesia só para impressioná-lo. Paralelamente é muito amiga de Thomas J. Sennett (Macaulay Culkin), um garoto que é alérgico a tudo. Quando Harry contrata Shelly DeVoto (Jamie Lee Curtis), uma maquiadora para os funerais, e se apaixona por ela. Vada se sente ultrajada e quer fazer qualquer coisa que estiver em seu poder para separá-los.

EM ALGUM LUGAR DO PASSADO – 1980


(Somewhere in Time, EUA)

Richard Collier (Christopher Reeve) é um jovem teatrólogo que conhece na noite de estreia da sua primeira peça uma senhora idosa, que lhe dá um antigo relógio de bolso e diz: “volte para mim”. Ela se retira sem mais dizer, deixando-o intrigado. Anos depois, Richard não consegue terminar sua nova peça, decide viajar sem destino certo e se hospeda no Grand Hotel. Lá visita o Salão Histórico, repleto de antiguidades, e fica encantado com a fotografia de uma bela mulher, Elise McKenna (Jane Seymour) que descobre ser a mesma que lhe deu o relógio.

O MENINO QUE DESCOBRIU O VENTO – 2019


(The Boy Who Harnessed the Wind, Reino Unido)

Um garoto de 13 anos sai da escola que ama quando sua família não pode mais pagar pelos custos. Voltando em segredo para a biblioteca da escola, ele encontra um caminho, usando partes da bicicleta pertencente ao seu pai para construir um moinho que, em seguida, salva sua aldeia da fome. A viagem emocional de um pai e seu filho excepcional em seu coração, captura a determinação incrível de um menino cuja mente inquisitiva superou todos os obstáculos em seu caminho.

A PONTE DE WATERLOO – 1940


(Waterloo Bridge, EUA)

Em Londres, durante os bombardeios da Primeira Guerra Mundial, o oficial Roy e a bailarina Myra se conhecem na ponte de Waterloo e logo se apaixonam. Porém, Roy precisa partir para o campo de batalha e Myra promete espera-lo. Meses depois, ela recebe a notícia da morte de Roy. Desiludida e sem recursos, Myra toma uma decisão drástica. Mas, será que o seu grande amor realmente morreu?

TUDO POR AMOR – 1991


(Dying Young, EUA)

Victor Geddes (Campbell Scott) é um jovem de uma família rica, que faz tratamentos quimioterápico por ter leucemia. Ele se apaixona por Hillary O’Neil (Julia Roberts), que cuida dele, mas este amor pode gerar trágicas consequências.

O TERMINAL – 2004


(The Terminal, EUA)

Viktor Navorski (Tom Hanks) é um cidadão da Europa Oriental que viaja rumo à Nova York justamente quando seu país sofre um golpe de estado, o que faz com que seu passaporte seja invalidado. Ao chegar ao aeroporto, Viktor não consegue autorização para entrar nos Estados Unidos. Sem poder retornar à sua terra natal, já que as fronteiras foram fechadas após o golpe. Viktor passa a improvisar seus dias e noites no próprio aeroporto, à espera que a situação se resolva. Porém, com a situação se arrastando por meses, Viktor permanece no aeroporto e passa a descobrir o complexo mundo do terminal onde está preso.

Conheça mais filmes clicando aqui.

2 comentários:

  1. O meu favorito desta lista é "Cinema Paradiso".

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. adorei o menino do vento. em algum lugar do passado é maravilhoso. gosto bastante de terminal. beijos, pedrita
    http://mataharie007.blogspot.com/

    ResponderExcluir