segunda-feira, 14 de setembro de 2020

A QUEDA! AS ÚLTIMAS HORAS DE HITLER


A Queda! As Últimas Horas de Hitler, título original Der Untergang é um filme alemão de 2005, dirigido por Oliver Hirschbiegel. Estrelado por Bruno Ganz, Alexandra Maria Lara, Corinna Harfouch e Ulrich Matthes. Ambientado em Berlim durante a Segunda Guerra Mundial, mas especificamente descreve os últimos momentos de Adolf Hitler. O filme é baseado em escritos, sendo um deles feito pela ex-secretária de Hitler, Traudl Junge, que contou detalhes sobre o que aconteceu no final da Segunda Guerra. 

O filme foca os últimos dias antes da queda de Berlim para os russos. Apesar de retratar momentos da guerra, o seu foco, entretanto, é na pessoa de Adolf Hitler (Bruno Ganz). Com a derrota iminente, o líder nazista demonstra sinais de fadiga e nervosismo. Ainda que alguns sugerem a entrega aos inimigos, Fuhrer, como Hitler era chamado por seus subordinados, diz preferir o suicídio do que se entregar.


Basicamente todo o filme é acompanhado pela secretária Traudl Junge (Alexandra Maria Lara), onde ela testemunha um Hitler mais compassivo e gentil, mesmo que também tenha testemunhado momentos de surtos por parte do líder nazista ao saber que não iria vencer a guerra, a secretária o descreve como alguém que a maioria das pessoas se recusam a ver por conta das atrocidades cometidas por esse sujeito e que ficou manchado na história da humanidade.


Porém, em momento algum o filme justifica essas ações bárbaras e cruéis que foram cometidas, ao invés disso, procura se aprofundar em uma mente perturbada e sem nenhuma chance de escapatória. A narrativa do filme é extremamente bem conduzida e não exagera em absolutamente nada. Existem vários momentos onde os aliados de Hitler confessam que não gostam de se submeter às ordens do ditador, dando uma espécie de documentário. Outra coisa importante no filme é ver como seus generais e civis passam a enxergar a realidade que os rodeia. Ao invés de ceder ao fanatismo, eles preferem dar valor às suas vidas e as de suas famílias.


Agora o principal triunfo de A Queda! é sem sombra de dúvidas a magnífica atuação de Bruno Ganz! O ator suíço fez uma interpretação brilhante, e me atrevo a dizer de que todos os personagens de Adolf Hitler que pude ver no cinema, essa foi a melhor de todas! Muitas pessoas conhecem esse filme por conta de diversas paródias criadas em uma das cenas onde Hitler dá uma bronca em seus generais que não seguiam suas ordens. Muitas dessas paródias são engraçadas, mas é impressionante ver o desempenho de Bruno Ganz na pele de um dos maiores assassinos da história da humanidade.

NOTA: 8,5/10

Veja o trailer no vídeo abaixo: 

2 comentários:

  1. Um filmaço com atuação sensacional de Bruno Ganz.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. esse filme é incrível mesmo. e que interpretações. beijos, pedrita

    ResponderExcluir