quinta-feira, 27 de agosto de 2020

GLADIADOR


Gladiador é o que podemos chamar de um dos maiores clássicos do cinema mundial, estourou às telas do cinema na virada do século. Dirigido por Ridley Scott e é estrelado por Russell Crowe, Joaquin Phoenix, Connie Nielsen, Richard Harris e Oliver Reed. O filme foi lançado em 2000 e se tornou um tremendo sucesso, vencendo inclusive cinco estatuetas do careca famoso, incluindo o prêmio de Melhor Filme. 

O filme conta sobre Maximus (Russell Crowe), que é um importante general romano com a total confiança de Marcus Aurelius (Richard Harris), que está em seus últimos dias de reinado. O Imperador atiça a fúria de seu filho Commodus (Joaquin Phoenix) ao comunica-lo o interesse de transferir seu reinado para Maximus, por considera-lo com mais força do que para ele, seu filho de sangue real.


Commodus então inicia uma profunda revolta movida por vingança. Assassina seu pai e, ao pedir a lealdade de Maximus e a tê-la negada, expande sua área de atividade para o general e sua família. Maximus é condenado à morte, mas consegue escapar. Então, ele inicia uma longa jornada em busca de vingança.

Hoje em dia é difícil achar alguém que não tenha visto essa obra-prima. Mas, pra quem ainda não viu, é altamente recomendado, não apenas por sua qualidade, mas também devido a sua importância na história da sétima arte. Gladiador inovou o gênero de filmes históricos, abrindo oportunidades para que mais filmes do tipo venham a ser reconhecidos, sejam anteriormente ou posteriormente.


O roteiro desse filme é fantástico! E a forma como a narrativa segue acompanhando a jordana de Maximus, que passou por inúmeras situações. Ele era um general; de general se tornou escravo; de escravo se tornou gladiador, e como gladiador desafiou um Império. A brilhante interpretação de Russell Crowe é magnífica e seu espaço dividido com Joaquin Phoenix, este então como o antagonista, podemos apreciar uma bela performance que dá vida ao longa, fazendo com que o espectador esteja ali junto.

As batalhas do filme são dignas de serem admiradas! A coreografia é fantástica, e em uma das melhores cenas, Maximus luta com o melhor gladiador do Coliseu e junto com ele, tigres ferozes tentando devorar o protagonista. Talvez essa seja a cena mais conhecida, juntamente com aquela onde Commodus descobre que Maximus está vivo, e que ele agora buscava vingança pelo assassinato do Imperador Marcus Aurélio e de sua família.


São 2 horas e 30 minutos de filme que passam despercebidas, isso por que a história é tão instigante que fica difícil se preocupar com o tempo. Resumindo, Gladiador é um dos melhores filmes de todos os tempos, sua fama não é injusta. Sua qualidade técnica, seu elenco, direção e roteiro faz jus ao que esse filme representa até hoje.

NOTA 10/10

O filme está disponível na Netflix.

Veja o trailer no vídeo abaixo: 

Um comentário: