domingo, 30 de julho de 2023

SOBRENATURAL: A PORTA VERMELHA

 

Sobrenatural: A Porta Vermelha, título original Insidious: The Red Door é o quinto filme da franquia Sobrenatural. Lançado em 2023, dirigido por Patrick Wilson. 

A trama se passa 10 anos após os eventos de Sobrenatural: Capítulo 2, voltando a seguir a família Lambert, formada por Renai (Rose Byrne), Josh (Patrick Wilson), Foster (Andrew Astor), Dalton (Ty Simpkins) e Kali (Juliana Davies). 

Josh segue para o leste para deixar seu filho, Dalton, na faculdade. Dalton acabou de ingressar na faculdade, no entanto, o sonho do jovem logo se torna um pesadelo, e ele logo se dá conta de que ainda está muito longe de conseguir levar uma vida normal. Quando os demônios reprimidos de seu passado volta repentinamente para assombras os dois, ele e o pai são obrigados a retornar à macabra dimensão da Porta Vermelha, enfrentando uma série de novas e ainda mais terríveis ameaças e encarando seus medos mais profundos para, só assim, banirem seus demônios de uma vez por todas. 

Todos sabemos que faltava a conclusão dessa saga, após dois filmes que antecedem os eventos do filme original, logo de cara me interessei por esse quinto filme. A história dá continuidade de uma forma simples e sem muitas surpresas. Afinal, após tudo que aconteceu no segundo filme, não havia forma para a família Lambert levar uma vida normal, a menos claro que dessem um jeito de apagar todas as memórias de Josh e Dalton referente aos eventos sobrenaturais vistos até então. 

E é aqui que vemos as mudanças: Josh está separado de Renai, pois esta não consegue mais conviver com o homem que tentou matar sua família, só relembrando que não era o verdadeiro Josh, e sim o espírito de Parker que havia se apoderado do seu corpo. Mesmo que Renai saiba disso, é difícil pra ela conviver com Josh depois de tudo, pois ela considerava que era a melhor forma deles não reviverem esse pesadelo: apagando as memórias e não convivendo mais um com o outro, afim de que a segurança dela e de seus filhos esteja garantida. Mas, isso não significa que Josh não cumpre seu papel de pai, apesar de estar distante, ele leva Dalton à faculdade. Porém, em uma aula de desenhos, a professora pede que cada aluno vá a fundo em sua mente e busque algo para que inspire um desenho que não seja cópia de ninguém. E é nessa hora que Dalton começa a ativar seu dom, apesar dele não se lembrar dos detalhes disso. 

É explicado que quando um viajante usa seu dom, os espíritos conseguem rastreá-lo, e dessa forma se torna fácil se apoderar de um corpo, pois este se encontra em estado vulnerável pois seu verdadeiro espirito está vagando na dimensão espiritual. E é aí que todo o pesadelo retorna, com destaque para porta vermelha que Dalton desenha ao se inspirar em memórias profundas na sua mente. 

Em relação ao terror, o filme é mais do mesmo. Os espíritos e os sustos são aqueles recorrentes nos filmes da franquia. O maior problema, no entanto, é a iluminação. É muito difícil você conseguir distinguir o que realmente está acontecendo por que simplesmente não há iluminação nenhuma, e quando tem é muito fraca. Este aspecto é o principal defeito do filme! Por outro lado, o retorno dos Lamberts na franquia foi algo muito positivo! E ao que me pareceu, a franquia se encerrou aqui. Uma pena que o problema da iluminação acabou comprometendo a qualidade do longa, não que esteja no nível dos dois primeiros filmes, mas poderia superar, já que foi um desfecho da história da família Lambert. 

NOTA: 6,3/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário