quinta-feira, 23 de junho de 2022

UMA NOITE DE CRIME

 


Já imaginou se os crimes, até os mais bárbaros possíveis fossem legalizados? Essa é uma situação que ocorre nos filmes da franquia The Purge, conhecido no Brasil como Uma Noite de Crime. Uma vez por ano, o governo dos EUA permite durante uma noite que se cometam crimes, incluindo assassinatos, tudo de forma legal, como uma espécie de purificação. O primeiro filme da franquia foi lançado em 2013, com a direção de James DeMonaco e estrelado por Ethan Hawke, Lena Headey, Max Burkholder, Adelaide Kane, Tony Oller e Chris Mulkey. 

Em 2022, os Estados Unidos vivenciam os menores índices de criminalidade e desemprego de sua história, tudo devido ao “Expurgo”: um período anual de 12 horas no qual todo e qualquer crime é permitido, com pouquíssimas restrições, e os serviços emergenciais ficam suspensos. A ideia dos criadores é que isto seria uma forma de os humanos libertarem seus instintos assassinos e transgressores, embora críticos afirmem que só os ricos conseguem ficar protegidos durante o período, enquanto que os pobres ficam entregues à própria sorte. 

O filme irá focar na casa de James Sandin (Ethan Hawke) e sua família. Durante o expurgo, seu filho Charlie vê através dos monitores das câmeras de segurança, um homem ferido na rua pedindo ajuda. Nisso, o garoto desativa o sistema de segurança da casa e permite que o homem entre. Mais tarde é revelado que ele estava fugindo de um grupo de pessoas mascaradas que logo rondam a casa de James em busca do seu alvo. Entre ter que entregar o homem para ser morto pela gangue, James e sua família resolvem quebrar seus princípios em relação ao expurgo, uma vez que se dão conta de que poderão ser mortos também, assim eles lutam contra a gangue, que nada mais é do que composta por pessoas ricas, e que querem se purificar assassinando moradores de rua e afins. 

O filme apesar de ser do gênero terror e suspense, nos remete a uma reflexão: a que ponto o ser humano pode chegar apenas por mero prazer? Por que algumas pessoas de alto poder aquisitivo desprezam aqueles que não partilham do mesmo luxo? Uma Noite de Crime gerou mais 3 sequências, e todas elas valem a pena dar uma conferida. 

NOTA: 8/10 

O filme está atualmente disponível na Netflix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário