sexta-feira, 22 de julho de 2022

ONE PIECE - A DUBLAGEM QUE ESTÁ FAZENDO SUCESSO

 

Não é novidade pra ninguém que me conhece que eu sou fã de animes e mangás, e hoje farei um artigo especial e diferente dos demais conteúdos aqui do blog. Eu já publiquei em algumas ocasiões sobre animes, e em outros casos sobre filmes oriundos do Japão feitos em formato 2D. Mas, hoje será uma matéria sobre One Piece, pra quem não conhece, se trata de um mangá escrito e ilustrado por Eiichiro Oda desde 1997, e hoje quase 25 anos depois continua em produção, sem previsão sobre o seu final. 

Bando do Chapéu de Palha 
Da esquerda para a direita: Nico Robin, Nami, Usopp, Zoro, Chopper, Sanji e Luffy

Sim, é uma obra gigantesca e que até assusta assim, à primeira vista. Entretanto, é o mangá que mais gosto comparado aos outros que já vi e acompanhei. One Piece conta a história de Monkey D. Luffy em sua busca para se tornar o Rei dos Piratas, encarando perigos e batalhas na famosa Grand Line (Grande Rota). 

LANÇAMENTO NA NETFLIX 

Imagine a minha felicidade como fã, ao saber que a Netflix lançaria os episódios do anime dublado, lembrando que em meados de 2007 e 2008, o SBT exibiu alguns episódios no Bom Dia & Cia, mas não obteve muito sucesso. Sem contar que a versão que dublaram estava repleto de censuras e cortes mirabolantes, que de alguma forma comprometeu a qualidade não só da animação, como da história em si. 

Divulgação Netflix

Pensando nisso, a Toei Animation, responsável pelo anime no Japão fez um acordo com o estúdio de dublagem Unidub para dublar todos os episódios da saga East Blue (episódios 01 ao 61) sem cortes e sem nenhum tipo de censura, e a Netflix ficaria encarregada de lançar na plataforma para os assinantes no Brasil. O lançamento ocorreu em outubro de 2020, e como esperado foi um sucesso chegando a ficar no TOP 3 da plataforma. Sendo assim, lançaram em fevereiro do ano seguinte a segunda saga Baroque Works (episódios 62 ao 130), se continuasse com boa audiência e recepção, haveria mais episódios dublados posteriormente. 

Cena icônica do final da saga Baroque Works
O símbolo da verdadeira amizade

Para não acontecer o que houve com Naruto Shippuden, que só teve 112 episódios dublados, de 500. Os fãs de One Piece, pelo menos uma grande parte se preocupou em mostrar apreço por esse trabalho da Unidub, por que era uma chance de One Piece ganhar o destaque que sempre mereceu, no exterior e principalmente no Japão, a obra é altamente aclamada, e não é à toa. Em termos do mangá, One Piece é o campeão de vendas no mundo todo, e de histórias em quadrinhos ocupa a segunda posição, atrás apenas do Superman, até mesmo o Batman foi ultrapassado. Quem acompanha, sabe muito bem que não é só uma simples história de Piratas. 

Agora em 2022, aconteceu algo que deixou todos os fãs em êxtase. Em maio lançou a saga Skypiea (episódios 132 ao 195), um mês depois em junho lançou a primeira parte da saga Water 7 (episódios 196 ao 263) e agora em julho lançou a segunda metade Ennies Lobby (episódios 264 ao 325). E agora quero chamar atenção para a saga Water 7 e Ennies Lobby, pois foram esses arcos que me motivaram a escrever esse presente artigo que vocês estão lendo nesse exato momento. 


UM RESUMO DA HISTÓRIA 

Como eu mencionei anteriormente, a longa duração de One Piece, que atualmente tem mais de 1000 episódios e segue aumentando sem previsão de quando será o seu final, pode assustar os novos olhares, eu também me assustei, mas queria ver como era, isso lá em 2018 e olha, eu não me arrependi de ter começado! Claro, que no início, pode parecer simples demais, mesmo por que você não conhece bem a trama, tá sabendo quem é quem, você estranha um pouco os traços, que é bem diferente de outros animes. Mas com o tempo você se acostuma, eu passei a ficar mais interessado quando houve a luta Zoro x Mihawk lá no episódio 24, e dali já foi um forte indicio do quão longe eles estavam da força daqueles que estão na Grand Line. 

Cena marcante entre Luffy e Shanks
Foi o gatilho inicial para Luffy seguir seus sonhos

Antes disso, eu vou resumir a história sem soltar spoilers, caso você ainda não tenha entendido nada até aqui: Luffy desde criança sonha em ser um pirata, e é inspirado em Shanks, um poderoso pirata ruivo. Após ver a motivação de Luffy, Shanks lhe dá o seu Chapéu de Palha e faz uma promessa com Luffy para que este lhe devolva o Chapéu no futuro, quando ele se tornar um grande pirata. Anos depois Luffy parte para o mar em busca do One Piece, o grande tesouro deixado pelo Rei dos Piratas Gold Roger que morreu 22 anos antes, executado pela Marinha. 

Cartazes de procurado e suas recompensas

O One Piece em teoria está no final da Grand Line, mas para chegar lá, é preciso dar uma volta ao mundo, sendo assim, antes de encontrar o lendário tesouro, existem várias ilhas a percorrer e a Grand Line é um oceano difícil e perigoso e os piratas precisam de navegadores experientes para enfrentar os diversos perigos que esse oceano traz, além de monstros marinhos gigantes. E isso sem contar a rivalidade com outros piratas que também sonham como o lendário tesouro e a Marinha, a força militar comandada pelo Governo Mundial que persegue incansavelmente qualquer pirata, e com base em seus feitos e perigos considerados pelo Governo, a Marinha coloca uma recompensa pela cabeça do pirata, quanto maior a recompensa, maior o perigo que o indivíduo representa ao governo. 

Nico Robin e seu passado de escuridão

Então, são diversas as barreiras que qualquer pirata aventureiro precisa enfrentar se quiser conquistar a fama e riqueza que só Gold Roger havia conseguido até então. E antes de entrar na Grand Line, Luffy precisa reunir alguns companheiros que acompanharão suas aventuras, são eles: Zoro, o espadachim; Nami, a navegadora e ladra; Usopp, o atirador e Sanji, o cozinheiro. E após entrarem na Grand Line, eles ainda reúnem um médico, chamado Chopper, e mais tarde Nico Robin, uma arqueóloga. E mais tarde entram mais 3 pessoas para o bando, totalizando 10 integrantes até o momento. 

Cada um desses companheiros é extremamente bem desenvolvido, e um dos triunfos de Eiichiro Oda é dar total importância para estes personagens que acompanharão o protagonista em sua jornada, contudo, de todos estes Nico Robin foi a única que o autor não desenvolveu sua história antes que entrasse no bando pirata. Agora por quê? Os arcos de Water 7 e Ennies Lobby focarão, entre outras coisas nessa personagem, que dentre as personagens femininas, é a que eu mais gosto! 

A IMPORTÂNCIA DE NICO ROBIN 

Nico Robin é a integrante do bando do Luffy mais misteriosa e calma, e após entrar no bando ela era a única que não sabíamos quase nada a respeito. E a forma como a história se desenrola em Water 7 e seguido por Ennies Lobby só mostra o quão cuidadoso foi o desenvolvimento dessa personagem e lá na frente vamos entender o porque ela é tão importante e por que o Governo a considera um perigo imenso. 

Robin e sua mãe
(Destaque no arco Ennies Lobby)

Falando em Governo, aí está outra crítica social que a história aborda com precisão. Também aborda a pobreza, escravidão, racismo, poderes políticos e uma série de assuntos importantes! Devo frisar que foi em Water 7 que One Piece se tornou o meu anime favorito disparado, e se você tem preguiça ou receio de acompanhar um anime longo ou que achou as primeiras sagas fraquinhas, esperem chegar em Water 7 e Ennies Lobby, garanto que sua opinião mudará. 

Bando do Chapéu da Palha durante a invasão
da ilha judicial Ennies Lobby

Eu sei que o anime em si tem seus defeitos (o mangá não, o mangá é perfeito!), principalmente a famosa “enrolação”, mas nada que afete a brilhante história, que é o seu ponto mais forte: a história e o desenvolvimento dela. Como eu disse antes, o começo pode parecer simples demais, mas a medida que a trama caminha, você verá aquele universo se desdobrando aos poucos e se você chegar nos episódios atuais e olhar pra trás, perceberá a trajetória incrível que acompanhou, e eu duvido após isso você conseguir parar. 

O SUCESSO DA DUBLAGEM 

Mergulhe nessa incrível aventura

Graças a esses lançamentos que a Netflix está trazendo, a comunidade de fãs de One Piece está crescendo consideravelmente. E ainda no catálogo existem alguns filmes, e até mesmo a HBO MAX lançou 2 grandes filmes e as duas primeiras sagas dubladas na plataforma deles, isso indica que o tão merecido sucesso veio após a dublagem, por isso que eu sempre digo: valorizem a dublagem brasileira, que além de muito boa está fazendo a diferença entre o público. E isso por que ainda não falei da liberdade que os dubladores estão tendo em falar a linguagem popular brasileira em diversos momentos, sem que perca a essência, acho interessante que vejam esse vídeo aqui onde foi feito uma coletânea de momentos engraçados da dublagem: 


O FINAL DE ONE PIECE, QUANDO SERÁ? 

Todos os fãs estão ansiosos sobre como será o final, mas particularmente eu não quero que o Oda apresse isso, pois tem muita coisa para acontecer ainda. Meu maior medo, no entanto, é que o autor faleça antes disso ou que eu mesmo deixe esse mundo sem antes ver o final dessa obra sensacional! 

One Piece está com 325 episódios dublados na Netflix. Mas se querem ver os demais arcos até o atual com legendas em português, está disponível na plataforma de animes Crunchyroll, embora em prefira acompanhar no site One Piece Ex, não só pela qualidade, mas pelo estilo de legenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário