segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

À PROCURA DA FELICIDADE



À Procura da Felicidade é um dos filmes dramáticos que mais admiro na minha vida como cinéfilo. Baseado em fatos reais da vida de Christopher Paul Gardner, que passou por extremas dificuldades financeiras, e que hoje é bem sucedido, um empresário, investidor, corretor da bolsa, além de fundar a CEO da Gardner Rich & Co localizada em Chicago, mesma cidade onde mora atualmente.
ATENÇÃO! ESTE TEXTO CONTÉM SPOILERS DO FILME.


Dirigido por Gabriele Muccino e estrelado por Will Smith, o filme conta a história de um homem que vive na pobreza, passando por várias dificuldades, desde o abandono de sua esposa ao despejo de casa, passando a viver com seu filho de cinco anos, em banheiros públicos, praças, ônibus e albergues. Até que ele consegue passar em um concurso para ser corretor de uma bolsa de ações e assim mudar de vida. 

Eu acho muito pouco provável você não se comover com essa história. É profundamente tocante, nos arranca lágrimas, e pessoas sensíveis irão romper em prantos em determinados momentos da película. A atuação de Will Smith é impecável, o que lhe resultou na indicação ao Oscar na categoria de melhor ator em 2007. Ele trabalhou inclusive com seu filho, Jaden Smith, que interpretou o filho de Chris Gardner.


A história aqui se passa na década de 80, Chris trabalha como vendedor de um aparelho médico, uma espécie de scanner de densidade óssea. Chris precisava vender três aparelhos por mês para cobrir seu aluguel e a escola de seu filho, no entanto, sua situação financeira não estava boa, pois já fazia tempo que ele não vendia algum. E por isso, o aluguel e escola atrasado, multas de estacionamento, tudo isso derretia a cabeça de Chris que nem sequer conseguia dormir, preocupado com sua situação. Sua esposa só criticava, o chamava de fracassado, que não tinha responsabilidade, etc. Sem entender a situação do marido, ela o abandona, inclusive o seu filho.

Chris conseguiu arrumar uma opção: um estágio para trabalhar numa corretora de ações. Só que não ia ser fácil, pois o estágio durava seis meses, e de 20 candidatos, apenas um era contratado. Sem contar que Chris tinha suas responsabilidades com seu filho, já que estava sozinho com ele. Então ele tinha de calcular o tempo em que ia gastar com o estágio, tentar vender seus últimos scanners, e ainda cuidar de seu filho. E como um bom pai, Chris nunca esteve ocupado demais para se divertir com ele. Se tornando dessa forma, um grande exemplo paterno que podemos aprender com essa linda história!


Ainda assim as dificuldades de Chris não acabavam. Ele chega a ser despejado de casa, e a partir de então ele passa a morar na rua, dormindo em locais públicos. E uma das cenas mais tristes do filme, no qual é impossível não chorar: a cena do banheiro. Onde o homem rompe em prantos, segurando seu filho que dormia em seu colo. Apesar de tudo, Chris continuava se esforçando em aprender e fazer o seu melhor na corretora de ações, e mesmo sem ganhar nada, ele sabia que para ser contratado, ele tinha que ter força de vontade e determinação. 

O que ás vezes impressiona, é que em meio há tantos problemas, é muito difícil pensar em outras coisas, tentar processar a mente para focar em algo diferente. Chris Gardner consegue fazer isso, e no final do seu estágio ele consegue dar a volta por cima e se tornar por assim dizer, um herói aos olhos de seu filho. À Procura da Felicidade é um dos filmes que é de obrigação para todos os cinéfilos assistir pelo menos uma vez na vida! Mesmo que você não goste do gênero, ele é de suma importância para você fazer uma reflexão e te ensinar ótimas lições, que servirá para nós em qualquer aspecto da vida. Tiramos lições e aprendemos a ter uma postura firme naquilo que desejamos ter, e não é apenas desejar e sim lutar, fazer o possível e o impossível para conquistar tudo àquilo que queremos!  

NOTA: 10/10

Veja o trailer do filme abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário