segunda-feira, 12 de outubro de 2020

99 CASAS

99 Casas título original 99 Homes é um filme do gênero drama lançado em 2014, dirigido por Ramin Bahrani e estrelado por Andrew Garfield, Michael Shannon e Laura Dern. 

O filme acompanha o pai solteiro Dennis Nash (Andrew Garfield) e sua família quando eles são despejados de sua casa pelo empresário Rick Carver (Michael Shannon), levando Nash a optar por ajudar Carver a expulsaar pessoas de suas casas em troca de um lar para sua família. Porém, esse trabalho tortura a consciência de Nash.

Com uma abordagem delicada, porém, repleta de situações altamente repugnantes, onde a ganância fala mais alto. É extremamente doloroso ver pessoas, entre elas, senhores e senhoras de idade tendo sua moradia tomada por um sistema ganancioso que só pensa em dinheiro e em benefício próprio, sem dar a mínima importância a pessoas carentes e necessitadas.

Infelizmente, esse é um choque de realidade absurdamente grande! No caso do protagonista, embora saibamos a situação delicada em que ele se encontra, é compreensível que aceite o trabalho. Mas, quando percebe que ele se recupera financeiramente as custas da desgraça dos outros, sua consciência pesa de uma forma brutal, mesmo que o jogo entre a ética e a ganância seja predominante a todo o momento. 

Uma coisa que percebi ao ver esse filme foi que, por mais que você seja uma pessoa honesta de boa índole, a ganância por dinheiro pode te transformar. E essa transformação pode acarretar em sérios problemas, sejam eles pessoais ou na vida profissional ou até mesmo entre sua família. 

99 Casas é um filme com um tema pesado e necessário para reflexão. As atuações do filme ganham um grande destaque, em especial Andrew Garfield que consegue transpor sentimentos de culpa e ganância ao mesmo tempo, tudo levado por uma performance que luta internamente entre a honestidade e o desespero para dar o bom e o melhor para sua família. Em poucas palavras, o filme mostra os dois lados da moeda no que diz respeito às vantagens dos mais favorecidos e as desvantagens dos menos favorecidos. 

NOTA: 8,5/10

O filme está disponível na Netflix.

Veja o trailer no vídeo abaixo: 

Netflix

Um comentário:

  1. É um filme muito bom, que mostra as consequências da crise financeira que explodiu nos Estados Unidos em 2008 para os pequenos investidores e as pessoas que tinham hipotecas.

    Ótima atuação de Michael Shannon.

    Abraço

    ResponderExcluir