domingo, 10 de janeiro de 2021

BATMAN (1989)

 

Um dos grandes clássicos do final dos anos 80 é Batman, do diretor Tim Burton, lançado em 1989. Baseado no personagem dos quadrinhos da DC Comics, jamais poderíamos esquecer desse filme quando mencionarmos os filmes de super-herói. Batman é estrelado por Michael Keaton, Jack Nicholson e Kim Basinger. 
Eu não sou um grande fã de filmes de super-heróis, apesar de sempre acompanha-los, sejam DC ou Marvel, afinal a origem não importa e comigo não há aquelas briguinhas chatas que costumamos ver por aí sobre qual editora de HQ é melhor. F****-se. Como fã de cinema e de filmes em geral, é preciso apreciar o que a sétima arte pode nos proporcionar, não importa que gênero de filme assistimos. 

Em Batman, acompanhamos a vida de Bruce Wayne (Michael Keaton), que ainda criança testemunhou o assassinato de seus pais. Herdeiro de uma grande fortuna, Wayne jura lutar contra os criminosos de sua conturbada cidade, Gotham City, e assim se torna um justiceiro mascarado que fica conhecido como Batman, ou o Homem-Morcego. 


Além do Batman, em Gotham existem pessoas com autoridade que lutam com tudo o que podem para combater o crime organizado. Entre eles, o promotor Harvey Dent e o comissário de polícia James Gordon. Porém, nem todos os policiais tomam atitude para cooperar com seus deveres, e alguns deles acabam se envolvendo com a corrupção, o que acaba dificultando o trabalho daqueles que realmente honram o seu posto perante à sociedade. 

Um dos criminosos acaba caindo em um líquido químico que o transforma no Coringa (Jack Nicholson), se tornando a partir daí o psicopata maluco que aterroriza toda a cidade e que apenas o Batman possui recursos para detê-lo. Paralelamente, Bruce Wayne se envolve com a repórter Vicki Vale e fica no conflito interno sobre revelar sua verdadeira identidade como Batman. 

O filme foi um grande sucesso em sua época, lhe rendendo muitos prêmios e indicações. O destaque especial vai, sem sombra de dúvidas, para a atuação de Jack Nicholson como Coringa. 

NOTA: 7,6/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário