segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

OSCAR 2020



A 92° cerimônia do Oscar foi um evento histórico! Depois de muitos anos, finalmente temos um filme de língua não inglesa que levou para casa o prêmio principal de Melhor Filme: o filme sul coreano Parasita, que também foi o líder recebendo 4 estatuetas. O Oscar 2020 foi realizado no dia 09/02/2020 e nos trouxe um evento emocionante e cheio de surpresas. Eu não tenho muito o costume de comentar esse assunto aqui no blog desde sua criação em 2017, mas esse ano eu preciso fazer uma exceção, por que eu fui dormir emocionado e também um pouco triste. 


Eu sei que sou suspeito para falar a respeito do filme mais comentado na cerimônia e após a mesma. As redes sociais ficaram cheias de notícias sobre o filme e foi um dos assuntos mais comentados no Twitter. Parasita foi também o meu favorito dentre todos os indicados, e também o melhor filme que assisti em 2019 e um dos melhores que já vi na vida. Portanto, considero sua conquista merecidíssima! No entanto, houve alguns desapontamentos, vitórias mais que óbvias e surpresas atrás de surpresas.

A escolha de Joaquim Phoenix como Melhor Ator e Parasita como Melhor Filme Internacional foram as escolhas mais óbvias desse Oscar. Entretanto, eu achava que Coringa levaria mais prêmios como fotografia ou maquiagem. O filme 1917 estava como o favorito da noite para receber os principais prêmios, no entanto, venceu apenas em Melhor Fotografia, Mixagem de Som e Efeitos Visuais. Um fato que surpreendeu o público. A minha aposta era que Parasita ganharia Melhor Filme Internacional e Roteiro Original, mas me surpreendi com a conquista de Melhor Diretor e principalmente, Melhor Filme.

Minha surpresa, como também de muitos, foi por justamente o histórico da Academia nunca haver premiado um filme de língua não inglesa em toda a história do Oscar. Talvez isso signifique que a partir de agora, os filmes de fora de Hollywood terão uma atenção mais especial. Mas, é incrível poder vivenciar isso. Por que eu amo de paixão o cinema sul coreano, eles já há um bom tempo vêm produzindo filmes marcantes, e acredito que o seu currículo tem contribuído para que Parasita chegasse a esse patamar na visão dos membros da Academia. Isso também pode ser de suma importância para que as pessoas, que ainda estão limitadas em apenas ver filmes americanos, ampliem seus horizontes para as obras-primas de fora, em especial para Coreia do Sul. Uma vitória imensa perante as estrelas internacionais do cinema norte americano que aplaudiram os asiáticos por sua conquista histórica. E é claro que isso me deixou imensamente feliz!

Agora, a minha maior decepção foi o que fizeram com o filme O Irlandês. O filme recebeu dez indicações e terminou de mãos vazias. Isso era até previsível, por que o filme não estava ganhando nada nas premiações anteriores. Mas, pra mim particularmente, isso foi uma tremenda de uma injustiça! O Irlandês deveria, no mínimo, levar uma estatueta. As críticas de especialistas foram extremamente favoráveis, e se julgarmos sua qualidade técnica, enredo, direção e elenco, o filme é impecável! O que se pode sugerir em meio a essa injustiça, é o boicote à Netflix. Sinceramente, não tem outra explicação possível para isso. O serviço de streaming é muito injustiçado pela Academia como em outras premiações, o motivo? Eu queria saber, por que eu não sei. Não gera lucro pra eles? Talvez, mas nada justifica. Todos os filmes indicados mereciam levar suas respectivas categorias, mas para um filme que juntamente com outros concorrentes de peso, lidera as indicações e sai do evento de mãos abanando, é muito triste! Fiquei frustradíssimo com isso! A cerimônia poderia ter sido perfeita, mas enfim, não dá pra ganhar todas. Porém, fiquei muito feliz com a conquista histórica de Parasita e o Oscar de Joaquim Phoenix.

Sobre o concorrente brasileiro Democracia em Vertigem indicado a Melhor Documentário, houve divisões de opiniões por conta de ideologias políticas, que não convém ao caso, eu chamar atenção aqui sobre isso. O documentário é bem feito, apesar de tendencioso, mas mereceu sua indicação. Todavia, eu sabia que não iria ganhar, por que o documentário vencedor Indústria Americana estava mais que óbvio, pois gira em torno do que acontece nos EUA em sua relação com a China, da mesma forma como o documentário brasileiro retrata a reviravolta política que ocorreu nos últimos anos. São assuntos do momento, e era claro que Academia escolheria o deles. Quem se sentiu injustiçado, paciência! Mas, eu creio que vai chegar o dia em que o Brasil levará seu primeiro Oscar. O cinema brasileiro vem evoluindo, e depois do prêmio histórico dessa última cerimônia para a Coreia do Sul, quem sabe iremos ver nossos filmes fazendo história. Espero que eu viva para ver esse dia...

CONFIRA OS VENCEDORES DO OSCAR 2020

Melhor Filme: Parasita
Melhor Diretor: Bong Joon-ho (Parasita)
Melhor Ator: Joaquim Phoenix (Coringa)
Melhor Atriz: Renée Zellweger (Judy)
Melhor Ator Coadjuvante: Brad Pitt (Era Uma Vez em Hollywood)
Melhor Atriz Coadjuvante: Laura Dern (História de um Casamento)
Melhor Roteiro Original: Parasita
Melhor Roteiro Adaptado: Jojo Rabbit
Melhor Filme de Animação: Toy Story 4
Melhor Filme Internacional: Parasita
Melhor Documentário: Indústria Americana
Melhor Curta-metragem: The Neighbors’ Window
Melhor Trilha Sonora: Coringa
Melhor Canção Original: (I’m Gonna) Love Me Again por Rocketman
Melhor Edição de Som: Ford vs Ferrari
Melhor Mixagem de Som: 1917
Melhor Direção de Arte: Era Uma Vez em Hollywood
Melhor Fotografia: 1917
Melhor Maquiagem: O Escândalo
Melhor Figurino: Adoráveis Mulheres
Melhor Montagem: Ford vs Ferrari
Melhores Efeitos Visuais: 1917

Nenhum comentário:

Postar um comentário