Páginas

domingo, 10 de fevereiro de 2019

FILMES QUE EMOCIONAM - PARTE 1


Quem gosta de filmes que emocionam? Eu simplesmente sou fascinado por filmes assim. Por isso, eu estou separando uma lista de filmes que fazem chorar e nos comover. Claro que não serão todos que conseguem nos arrancar lágrimas, mas garanto que eles emocionam o espectador de alguma forma. Bem, eu estive olhando os filmes que já assisti e consegui catalogar até o momento 70 filmes emocionantes. Por isso, farei essa lista dividida em 7 partes com 10 filmes cada um. Claro que à medida que eu irei assistindo filmes com essa temática, irei aumentar a lista. Mas, para cada matéria, terá 10 filmes. 

O motivo dessa lista é ajudar aqueles que gostam desse tipo de filme a conhecer novas histórias que de alguma forma irá emocionar bastante, sejam por motivos felizes ou tristes, aqui serão somente os filmes tocantes!

A CULPA É DAS ESTRELAS - 2014


(The Fault in Our Stars, EUA)

Diagnosticada com câncer, a adolescente Hazel Grace Lancaster (Shailene Woodley) se mantém viva graças a uma droga experimental. Após passar anos lutando com a doença, ela é forçada pelos pais a participar de um grupo de apoio cristão. Lá, conhece Augustus Waters (Ansel Elgort), um rapaz que também sofre com câncer. Os dois possuem visões muito diferentes de suas doenças: Hazel preocupa-se apenas com a dor que poderá causar aos outros, já Augustus sonha em deixar a sua própria marca no mundo. Apesar das diferenças, eles se apaixonam. Juntos, atravessam os principais conflitos da adolescência e do primeiro amor, enquanto lutam para se manter otimistas e fortes um para o outro.


SEMPRE AO SEU LADO - 2009


(Hachi: A Dog’s Tale, EUA e Reino Unido)

Parker Wilson (Richard Gere) é um professor universitário que, ao retornar do trabalho, encontra na estação de trem um filhote de cachorro da raça akita, conhecido por sua lealdade. Sem ter como deixá-lo na estação, Parker o leva para casa mesmo sabendo que Cate (Joan Allen), sua esposa, é contra a presença de um cachorro. Aos poucos Parker se afeiçoa ao filhote, que tem o nome Hachi escrito na coleira, em japonês. Cate cede e aceita sua permanência. Hachi cresce e passa a acompanhar Parker até a estação de trem, retornando ao local no horário em que o professor está de volta. Até que um acontecimento inesperado altera sua vida.


O MENINO DO PIJAMA LISTRADO - 2008


(The Boy in the Striped Pyjamas, EUA e Reino Unido)

Alemanha, Segunda Guerra Mundial. O menino Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é filho de um oficial nazista (David Tewlis) que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe (Vera Farmiga) para uma área isolada, onde não há muito o que fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel (Jack Scanlon), um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam.


À ESPERA DE UM MILAGRE - 1999


(The Green Mile, EUA)


Ambientado em 1935, no corredor da morte de uma prisão da Louisiana, conta a história da relação entre Paul Edgecomb, o chefe de guarda da prisão, e um de seus prisioneiros, John Coffey. Coffey é um homem negro de grandes proporções, condenado à morte pelo assassinato de duas garotas brancas. Aos poucos, desenvolve-se entre Edgecomb e Coffey uma relação incomum, baseada na descoberta de que o prisioneiro possui um dom mágico que é, ao mesmo tempo, misterioso e milagroso. O guarda se debate em um conflito moral entre o cumprimento do dever e a consciência de que o prisioneiro que deverá morrer pelas suas mãos pode não ser o culpado de um crime tão brutal. 

 ANTES QUE TERMINE O DIA - 2004


(If Only, Reino Unido)

Ian (Paul Nicholls) e Samantha (Jennifer Love Hewitt) formam um casal feliz e cheio de planos para o futuro. Enquanto Samantha busca demonstrar seu amor a todo o momento, Ian procura voltar sua atenção para a carreira e os amigos. Após um dia em que tudo deu errado, eles terminam o namoro. Entretanto um acidente faz com que a vida deles mude de rumo. No dia seguinte Ian percebe que acordou novamente no dia anterior, tendo a chance de refazer tudo o que tinha feito antes, só que agora da forma correta.


A COR PÚRPURA - 1985


(The Color Purble, EUA)

Georgia, 1906. Em uma pequena cidade, Celie (Whoopi Goldberg), uma jovem com apenas 14 anos que foi violentada pelo pai, se torna mãe de duas crianças. Além de se tornar infértil, Celie imediatamente é separada dos filhos e da sua única amiga: a irmã Nettie (Akosua Busia). A garota é vendida para "Mister" (Danny Glover), que a trata simultaneamente como escrava e companheira. Grande parte da brutalidade de Mister provém por alimentar uma forte paixão por Shug Avery (Margaret Avery), uma sensual cantora de Blues. Celie fica muito solitária e compartilha sua tristeza em cartas (a única forma de manter a sanidade em um mundo onde poucos a ouvem), primeiramente com Deus e depois com a irmã Nettie, missionária na África. Contudo, o casamento forçado com Mister permite que ela entre em contato com Sofia (Oprah Winfrey), que é esposa de Harpo (Willard E. Pugh), e com Shug Avery, o que dá forças à protagonista para que ela possa seguir em frente com sua história.


HOPE: A ESPERANÇA - 2013


(So-won, Coreia do Sul)

Com 8 anos, So-won (Lee Re)  está à caminhando em uma manhã chuvosa rumo a sua escola, que não distante da sua casa. A menina acaba sofrendo um estupro horrível e indo parar no hospital. Além dos danos físicos, So-won é afetada emocionalmente para sempre. Ela precisará da sua família e daqueles ao seu redor para conseguir superar os obstáculos que surgirão devido ao atentado.


A.I. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL - 2001


(A. I. Artificial Intelligence, EUA)

Na metade do século XXI, o efeito estufa derreteu uma grande parte das colatas polares da Terra, fazendo com que boa parte das cidades litorâneas do planeta fiquem parcialmente submersas. Para controlar este desastre ambiental a humanidade conta com o auxílio de uma nova forma de computador independente, com inteligência artificial, conhecido como A.I. É neste contexto que vive o garoto David Swinton (Haley Joel Osment), que irá passar por uma jornada emocional inesquecível.


A CURA - 1995


(The Cure, EUA)

Erik (Brad Renfro) é um garoto solitário que atravessa todas as barreiras que o preconceito ergueu e se torna amigo do seu vizinho Dexter (Joseph Mazzello), que tem AIDS. Erik se torna muito ligado a Linda (Annabella Sciorra), a mãe de Dexter, e na verdade fica mais próximo dela que da sua própria mãe, Gail (Diana Scarwid), que é negligente com ele e quase nunca lhe dá atenção. Quando os dois garotos lêem que um médico de Nova Orleans descobriu a cura da AIDS, tentam chegar até ele para conseguir a cura.


A LISTA DE SCHINDLER - 1993


(Schindler’s List, EUA)

A inusitada história de Oskar Schindler (Liam Neeson), um sujeito oportunista, sedutor, "armador", simpático, comerciante no mercado negro, mas, acima de tudo, um homem que se relacionava muito bem com o regime nazista, tanto que era membro do próprio Partido Nazista (o que não o impediu de ser preso algumas vezes, mas sempre o libertavam rapidamente, em razão dos seus contatos). No entanto, apesar dos seus defeitos, ele amava o ser humano e assim fez o impossível, a ponto de perder a sua fortuna mas conseguir salvar mais de mil judeus dos campos de concentração.

3 comentários:

  1. Lista muito boa.

    Três são sensacionais: "À Espera de um Milagre", "A Cor Púrpura" e "A Lista de Schindler".

    O "Sempre ao Seu Lado" derruba qualquer pessoa que goste de cães.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. O único que eu não vi foi esse Hope. É bom?

    ResponderExcluir