Páginas

terça-feira, 30 de maio de 2017

A CASA DE CERA


A Casa de Cera é um filme de terror americano lançado em 2005, dirigido por Jaume Collet-Serra, e conta em seu elenco os atores: Elisha Cuthbert, Chad Michael Murray, Brian Van Holt, Paris Hilton, Jared Padalecki, Jon Abrahams, e Robert Ri'chard. Distribuído pela Warner Bros, o filme estreou no Festival de Cinema de Tribeca e foi lançado nos cinemas estadunidenses em 06 de maio de 2005. 

Atenção spoilers!

O longa conta o dilema e a enrascada em que seis jovens se metem, quando estão a caminho de um jogo de futebol, ao cair da noite eles resolvem acampar. Mas são surpreendidos por uma caminhonete com os faróis direcionados aos campistas. Sem fazer nada, a caminhonete vai embora com um dos faróis quebrados. Na manhã seguinte, eles notam as correias do carro que eles usavam, estavam quebradas. Assim, para pedir ajuda, eles vão a uma cidadezinha chamada Ambrise. Mas, aos poucos, eles percebem que essa cidade é um verdadeiro circo de horrores, principalmente quando encontram a famosa Casa de Cera, que é um tipo de museu da cidade repleta de esculturas de cera. Até mesmo as paredes são feitas de cera. Inicialmente, eles ficam admirados com a casa, mas depois percebem que as esculturas são de pessoas reais, e que a pessoa que faz as esculturas está ali pertinho observando, pronto para agarrar suas novas vítimas.  

Um filme de terror bom de assistir, não é tipo aqueles que te dar sustos. Mas o principal da Casa de Cera é as esculturas. Figuras sinistras de cera estão espalhadas por toda a cidade, inclusive uma igreja. Os antagonistas do longa são dois irmãos gêmeos siameses, Bo e Vincet. Este segundo é quem faz as esculturas, possui um rosto coberto de cera, pois sua face é deformada após a separação de seu irmão quando ambos eram bebês. Bo acolhe os jovens campistas na cidade, sem contar o segredo dela. Pois tanto Bo como Vicent se divertem matando suas vítimas. Assim, uma luta para sair da cidade inicia em meio ao desespero dos jovens quando notam o horror que é aquele lugar. 

Alguns personagens são motivados pela burrice, já outros se mostram mais espertos ao se depararem com o perigo. O clima de suspense e tensão é magistral! Mas o roteiro acaba pecando em algumas falas da personagem principal. O circo de horrores naquele lugar, que há muito tempo fazem suas vítimas, é o auge central para o desenvolvimento do filme como todo. Há também cenas de mutilação fortes, por exemplo, cabeças e dedos decepados e uma boca costurada. Um dos personagens que é capturado pelo vilão é coberto de cera, e ao ser encontrado por um de seus amigos que ao tentar ajudar acaba arrancando parte de seu rosto em carne viva, já que a cera havia colado em seu rosto. Essa é uma das cenas que mais me causou incômodo.

A Casa de Cera é um bom filme, e mesmo que tenha seus exageros na hora das mortes, fica claro que para um filme de terror é preciso impressionar. E isso o filme consegue de certo modo. Algumas atuações são boas, outras nem tanto, mas que conseguem passar tensão ao longo do filme. Um terror simples, porém agradável e respeitado pelos fãs do gênero. 


NOTA: 7/10

Veja o trailer do filme no vídeo abaixo: 

O IMPOSSÍVEL


O Impossível é um filme espanhol lançado em 2012, baseado na vida de Maria Belón e sua família que sobreviveu ao tsunami de proporções devastadoras que atingiu o sudeste asiático em 2004. É dirigido por Juan Antonio Baynona, e estrelado por Naomi Watts e Ewan McGregor. Filme que rendeu a indicação ao Oscar de melhor atriz e o Globo de Ouro de melhor atriz em filme dramático para Naomi Watts.

Atenção spoilers!
 
Por ser baseado em fatos reais, o filme emociona e muito! Sendo capaz de nos fazer derramar lágrimas ao longo da história, em especial nos últimos minutos da película. Sua história basicamente se resume assim: uma família decide passar férias na Tailândia, porém, uma simples diversão se torna uma tragédia, quando um tsunami devastador atinge a região, destruindo tudo que vê pela frente.

Como o longa centraliza apenas uma família, nós não somos capazes de saber o que acontece com as outras pessoas. Mas, o filme traz momentos em que muita gente é atendida em vários hospitais; pessoas que perderam lares, parentes, membros do corpo e até a vida, por conta do fenômeno da natureza. Assim sendo, acompanhamos apenas a família que protagonizam o filme, e que também foi vítima do tsunami, principalmente Maria que foi a mais afetada. Isso acontece quando ela vê seu filho, Lucas (Tom Holland) sendo arrastado pela água, e decide então se arriscar pelo seu filho. Nessa busca, Maria é estraçalhada por pedaços de árvores também carregadas pela água, ficando muito ferida e fazendo com que seu filho Lucas, cuide dela, se tornando por assim dizer, um dos heróis do filme.

Maria e seu marido Henry (Evan McGregor) tem mais dois filhos pequenos: Thomas (Samuel Joslin) e Simon (Oaklee Pendergast), estes 3 por sua vez, se perdem após o tsunami, fazendo com que Lucas e Maria pensem que estão mortos. Mãe e filho sozinhos têm de lutar para sobreviver, e Maria precisa de cuidados médicos. Mas eles não imaginavam o impossível. Henry e seus dois pequenos ainda se encontram vivos e estão à procura de Lucas e Maria. Um desenvolvimento emocionante se segue, e o filme se torna tão dramático, capaz até mesmo de grudar nossos olhos na tela, dessa forma fazendo com que nós fiquemos ansiosos para que a família se reencontre.

O Impossível é um filme emocionante! Com uma fotografia linda e um elenco competente que nos trás ótimas atuações, em especial Naomi Watts, que é uma atriz consagrada e muito talentosa. Vale a pena você se emocionar ao término da história, e ainda ter a chance de ver a verdadeira família que viveu todos os acontecimentos relacionados ao tsunami. 

NOTA: 8,4/10

Veja o trailer do filme no vídeo abaixo:

quarta-feira, 24 de maio de 2017

KUNG FU FUTEBOL CLUBE


Filmes que abordam o futebol não são muito comuns. Na China existe um filme que eu achei muito legal em que lutadores do kung fu shaolin montam um time de futebol, misturando assim as artes marciais e o esporte. Conhecemos esse filme aqui no Brasil como Kung Fu Futebol Clube. É um filme chinês dirigido e protagonizado por Stephen Chow, que usou um orçamento de dez milhões de dólares.

O longa aborda personagens praticantes de kung fu, como Sing (Stephen Chow) que é um devoto aluno do kung fu shaolin, e que tem um chute muito poderoso, chamado "perna de aço". Sing vende latas de alumínio para sobreviver, percorrendo muitas ruas. 

Ele acaba conhecendo Mui, uma garota muito feia e que faz pães doces. Sing percebe que Mui sabe kung fu pela maneira como ela movimenta a massa do pão. Em um momento cômico, Sing grita no meio da rua saudando uma “verdadeira mestra de kung fu”. Mui se torna uma personagem muito importante no filme. Com uma confusão arranjada, Sing é descoberto Little Fung, um famoso jogador de futebol já aposentado, conhecido como "perna de ouro". Este por sua vez teve a perna lesionada quando era jovem por seu rival na primeira cena do filme. Fung observando a "perna de aço" de Sing, ele então dá uma ideia de usar o kung fu para jogar futebol. Convencido de que com isso poderia ganhar muito dinheiro e assim poderia promover o kung fu, Sing vai atrás de seus irmãos também praticantes de kung fu shaolin, e que também tinham suas habilidades especiais, para comunicá-los da grande ideia.

Sobre o time formado, temos características únicas de cada um deles. Um é a cara do Bruce Lee. O outro tem uma cabeça de ferro, o outro não quer participar porque tem raiva que seus cabelos caíram e os dos outros não. Tem um que tem dificuldades para controlar o peso, e por aí vai. No entanto, a união desses colegas que aprenderam kung fu juntos será essencial para o desenvolvimento do novo time. A princípio, os colegas de Sing relutam em tentar 
entrar para o time, mas aos poucos, eles se convencem e montam um time com Fung como treinador. Mas, é muito engraçado ver pessoas que nunca viram uma bola na vida, tentando driblar e chutar. Aí o famoso "perna de ouro" ia ter trabalho para fazer esse time funcionar e assim competir com outros clubes profissionalmente.

Recheado de momentos engraçadíssimos, Kung Fu Futebol Clube não decepciona quando o assunto é nos fazer rir. O filme também tem seus efeitos especiais, pois uma das técnicas dos companheiros de Sing é saltar muito alto, como se tivesse voando. Sem mencionar também os efeitos dos chutes de Sing. Com um time preparado e equipado para jogar em um campeonato. O time de Fung tem seu principal adversário o time comandado pelo seu rival, e inclusive o responsável por sua perna quebrada. Usando o kung fu aplicado ao futebol, Sing e seus amigos logo ganham fama e dinheiro. Mas, o seu último desafio não será tão fácil quanto parece já que o time adversário usará kung fu no jogo, assim a competição fica mais disputada. 

Em termos simples, o filme é uma comédia bem divertida e saudável para todas as idades. Quando nós gostamos de esporte e filmes de comédia, Kung Fu Futebol Clube é filme ideal para satisfazer nossos gostos!


NOTA: 7,6/10

Veja uma cena do filme abaixo:

terça-feira, 23 de maio de 2017

HOMEM-ARANHA



Homem-Aranha é um filme norte-americano de 2002, adaptado do mais popular personagem de Marvel Comics, o Homem-Aranha. Dirigido por Sam Raimi, produzido por Ian Bryce e Laura Ziskin e com roteiro escrito por David Koepp, baseado nos personagens criados por Stan Lee. Spider-Man recebeu duas indicações ao Oscar, nas categorias de Melhores Efeitos Especiais e Melhor Som. O filme é estrelado por Tobey Maguire, Kirsten Dunst, James Franco e Willen Dafoe.

O filme conta a história de Peter Parker (Tobey Maguire), um jovem tímido e muito inteligente que vive com seus tios, May (Rosemery Harris) e Ben (Cliff Robertson). Ele visita um laboratório de genética com seu amigo Harry Osborn (James Franco). Peter é apaixonado desde criança por Mary Jane Watson (Kirsten Dunst), e que tenta falar com ela, mas sua timidez sempre o atrapalha. Nesse laboratório, Peter é picado por uma aranha geneticamente modificada que faz com que ele ganhe super poderes de aranha. Assim, Peter consegue escalar paredes, dar grandes saltos, soltar teias pelo pulso além de ter super força. Com esses poderes, Peter acredita que pode fazer o que quer inclusive conquistar o coração de Mary Jane.

Ao perceber que Mary Jane é fascinada por carros, Peter resolve ganhar dinheiro para comprar um. Para isso, ele se inscreve em um campeonato de luta livre, mas ao ganhar a luta, o promotor o engana lhe dando uma quantia muito pequena. Enfurecido, Peter deixa escapar um ladrão que acabava de rouba o dinheiro do promotor. Depois descobre que seu tio foi morto a tiros, e sai furioso em busca do assassino. Vestido de aranha, Peter pretende fazer justiça com as próprias mãos, mas percebe que o assassino é o mesmo ladrão que ele havia deixado escapar, após lhe dar uma surra, o ladrão ainda consegue sobreviver e é preso. Isso deixa um peso na consciência de Peter, pois se considera o principal culpado pela morte de seu tio.

Paralelamente, Norman Osborn (Willem Dafoe), pai de Harry, está tentando salvar sua empresa através de um contrato militar, e ao testar em si mesmo uma fórmula ampliadora, ele acaba surtando e matando seu assistente. Transformando assim no vilão "Duende Verde", que mata vários cientistas e militares que ameaçam sua fortuna. Assim, a cidade se torna um caos com a presença do vilão. No entanto, Peter Parker decidiu usar seus poderes para ajudar as pessoas, e assim confronta o "Duende" várias vezes, atrapalhando seus planos. Mas ao descobrir a verdadeira identidade do Homem-Aranha, o "Duende" passa a perseguir as pessoas que ele ama, fazendo com que Peter arrisque sua vida pelas pessoas ameaçadas pelo vilão.

Os efeitos especiais do filme são super bem feitos, e foi merecida a indicação ao Oscar. Sam Raimi que já dirigiu filmes de terror, fez a adaptação dos personagens de modo brilhante e cuidadoso. O Homem-Aranha ganhou sequências, que na série é uma grande saga exibida em diversas versões. Vale mencionar também que o filme foi campeão de bilheteria em 2002 nos Estados Unidos, teve um grande desempenho e super elogiado pela crítica.

Tobey Maguire que interpretou Peter Parker tem a fisionomia de um garoto, embora ao fazer o filme ele já tivesse uns 27 anos de idade. Sam Raimi que já era um cineasta consagrado ficou mais conhecido ainda por dirigir essa saga. O filme mostra como a vida de super heróis não é fácil, principalmente quando se trata de um jovem que ainda esta em período escolar. Em resumo: é um bom filme, pra mim um dos melhores filmes de heróis que já tive o prazer de assistir. 


NOTA: 8/10

Leia também: Homem-Aranha 2 e Homem-Aranha 3 
Veja o trailer do filme no vídeo abaixo:

O PACTO (2011)


O Pacto é um filme norte-americano de 2011, dirigido por Roger Donaldson, e estrelado por Nicolas Cage, Guy Pearce e January Jones. O longa conta a história de um casal, cuja mulher é estuprada e espancada. E o marido aceita a ajuda de um homem misterioso, para acertar as contas com o responsável pelo sofrimento de sua esposa, em troca de um favor no futuro. O que eleva a diversos acontecimentos inusitados que podem colocar a vida de terceiros em risco. 

Atenção spoilers! 

Will (Nicolas Cage) é um professor que vive feliz com sua esposa Laura (January Jones), até que em uma noite, Laura é estuprada e espancada por um maníaco, deixando-a quase morta. Esse acontecimento causou trauma tanto pra ela como pra seu marido. No hospital enquanto sua mulher está internada, Will é abordado por um homem, que atende pelo nome de Simon (Guy Pearce), que diz fazer parte de uma organização que lida com sujeitos delinquentes, como o estuprador da esposa de Will. Simon oferece a Will a chance de se vingar, pois não podia confiar com a decisão da justiça, que é um processo lento e nada garantido. Sem falar, que o estuprador pode a qualquer momento fazer o mesmo com outra pessoa, assim Simon convence Will com sua oferta. Mas, em troca, Will terá que fazer um favor pra eles no futuro. Will e Laura retornam pra casa, e ela ainda estava traumatizada com tudo que aconteceu, porém, ela não sabe sobre o acordo que Will fez. 

A promessa é cumprida, e o agressor é morto e as fotos do cadáver são enviadas a Will que fica horrorizado ao vê-lo. Will dá a notícia a Laura, mas não conta a verdade do fato. Mesmo assim, Laura não fica tranquila e quer aprender a atirar para se defender contra qualquer outro perigo que lhe possa acontecer. Enfim, chega o dia da cobrança, Will é contatado por Simon e entrega pra ele algumas fotos de pessoas que ele tem que seguir e seguir as instruções por telefone. Will acha que fazendo isso, paga sua dívida com Simon. Mas se engana, pois ele precisaria fazer mais um favor: matar um homem que segundo Simon também é um estuprador. 

Will não faz o que eles pedem e isso deixa Simon furioso! Membros da organização passam a perseguir Will, até mesmo entrando em sua casa. Com medo de que possa acontecer algo com ele e sua esposa, ele tenta fazer o que lhe mandaram, porém Will não mata o homem, mas este caiu de cima da passarela ao tentar jogar a bicicleta contra Will. Ele chega a fugir do local, mas a policia o encontra e o prende por assassinato de um jornalista. Confuso, Will tenta se explicar, mas nada na sua história justifica a enrascada que se meteu. Mas, para a surpresa de Will e de todos, um investigador que estava lhe fazendo perguntas diz um código: "Coelho faminto salta". Isso é dito por todos os membros da organização de Simon, assim Will percebe que aquele investigador também faz parte da organização, e ele acaba soltando Will para que este possa fugir, senão acabaria morto.

Perseguido pela polícia, Will tenta de toda forma se esconder, mas Simon também está no seu encalço. Ele finalmente conta tudo pra esposa, que passa a ajudá-lo a sair dessa encrenca. Usando de esperteza, Will investiga as ações da misteriosa organização e descobre provas contra Simon. Em um jogo de gato e rato, Will e Simon se esbarram em vários momentos do filme, pois Will quer se livrar da enrascada que se meteu e do cafajeste que o incriminou propositalmente. Mas sem imaginar as novas surpresas que ainda o esperava.

O Pacto não foi um filme bem elogiado pela crítica especializada, mas na minha humilde opinião foi um bom filme de suspense com cenas de ação. Nicolas Cage não está em seu melhor desempenho, mas atuou bem e mostrou fazer um bom trabalho ao lado do diretor Roger Donaldson. O filme pode ter lá seus defeitos, mas prende a atenção de uma forma proposital em meio aos eventos que nele acontece. 


NOTA: 6,5/10

Veja o trailer do filme no vídeo abaixo: