quarta-feira, 2 de agosto de 2017

VOCÊ É O PRÓXIMO


Um filme de terror clichê, mas que cumpre seu propósito quando o assunto é jorrar sangue. Tentando resgatar os típicos filmes da década de 80, Você é o Próximo do diretor Adam Wingard, procura imitar os aspectos de filmes anteriores sobre assassinos mascarados que invadirão uma casa de campo para matar todos ali. O filme foi lançado em 2013 e é estrelado por Sharni Vinson, Nicholas Tucci, Wendy Glenn, A. J. Bowen e Joe Swanberg. O filme traz uma história simples, porém impactante da metade para o final.

O filme conta sobre uma família que se reúne na casa dos pais para um jantar. No entanto, a noite de confraternização familiar vira um inferno quando três assassinos mascarados invadem o local para matar qualquer um que estiver na frente. Para não deixar o filme sem rodeios, para não conter violência gratuita, o diretor explica o motivo para esse ataque, e que chega a ser surpreendente. Mas, os assassinos não esperavam que uma das vítimas fosse mais perigosa do que eles, e dessa forma o caça se torna o caçador.


Sobre a protagonista e que se torna a heroína do filme por enfrentar os bandidos, sendo até mesmo mais violenta que eles, Erin (Sharni Vison) é a namorada de um dos filhos dos donos da casa, mas esse seu segredo de saber lutar e se defender eram até então, desconhecido por todos, inclusive de seu parceiro. Mesmo que o filme não exija uma heroína na tentativa de salvar a pátria, convenhamos que esse detalhe foi muito bem encaixado e chega a deixar de ser clichê, ao contrário de filmes semelhantíssimos como Os Estranhos e Faces do Medo. Esse detalhe é o ponto alto e forte do longa e que mais agradou o público, pois ao invés de ver somente pessoas indefesas sendo assassinadas, o filme traz esse presente ao espectador, ao mostrar os bandidos caindo em armadilhas e até mesmo apanhando de uma mulher.

O filme é bem bacana e consegue impressionar de certo modo. Em termos de atuações que é visivelmente fraco e forçado, o filme é muito apelativo para alguns diálogos toscos, mas que não interferem quando o “bicho pega” no momento em que é feita a primeira vítima. Misturado com um suspense ao longo de uma trilha sonora de tensão, o filme consegue prender a atenção do espectador a partir dos 30 a 40 minutos, e que fazem valer a pena.


Apesar de tudo, o filme peca no desenvolvimento de personagens, aliás, quase nenhum é desenvolvido. Apenas vemos divergências familiares sendo expostas e até mesmo um segredo obscuro entre alguns deles e que contribuirá para um desfecho um pouco surpreendente. Entre outras coisas, Você é o Próximo serve para surpreender você com um banho de sangue e mesmo com um orçamento fraco, comparado a grandes produções, o filme agrada em especial com a novidade da heroína no massacre, apesar de outras mulheres de diferentes franquias ocuparem esse posto de “mulher valente”, a personagem Erin de Você é o Próximo não merece ficar pra trás, já que entre essas mulheres, Erin é uma das mais calmas, mesmo em situações extremas, o que mostra sua valentia e talento para lidar com o perigo.

Não devemos esperar desse filme um “terrorzão” daqueles que assustam. Aqui você verá mutilações, violência extrema, além de problemas familiares. As cenas mais pesadas estão em seu clímax, onde a violência atinge um grau altíssimo, pois seu nível de filme de terror gore apesar das diferenças com outros longas, ele consegue ser impactante e pode até gerar certo tipo de desconforto no público mais sensível. Deixemos os defeitos e atuações fracas de lado, o filme é recomendável para quem gosta de ver sangue na tela. 

NOTA: 6,4/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário