sexta-feira, 5 de maio de 2017

O GRANDE DRAGÃO BRANCO



Considerado um dos maiores clássicos do cinema mundial de artes marciais, e o filme que levou Jean-Claude Van Damme ao topo, O Grande Dragão Branco é até hoje venerado pelos fãs de filmes de luta. É difícil encontrar alguém que não o conheça, pois este se tornou um dos filmes mais exibidos pela Sessão da Tarde da rede Globo. Dirigido por Newt Arnold e estrelado por Van Damme, o filme baseia-se na vida do lutador Frank Dux. 

Frank Dux (Van Damme) consegue o convite para participar do kumitê, uma espécie de torneio secreto de artes marciais que será realizado em Hong Kong. Frank quer acima de tudo honrar seu mestre, Senzo Tanaka. Pois este lhe ensinou artes marciais, seguindo a tradição japonesa em que os conhecimentos passariam de pai para filho. Como o filho de Senzo Tanaka faleceu antes de concluir os treinamentos, Tanaka acaba por ensinar Frank tudo o que sabe, já que Frank é muito próximo à família, era como uma espécie de segundo filho. Há, no entanto, um drama relacionado à família e a ligação íntima entre Frank e seu mestre, o que ajuda de certa forma a lidar com o seu emocional, o que no kumitê ele iria precisar e muito.


Durante sua ida à Hong Kong, Frank passa a ser perseguido por dois agentes americanos, pois Frank é do exército e sua participação no kumitê poderia resultar em graves consequências que o governo americano teme que aconteça. Sua jornada faz com que fique amigo de Jackson, outro lutador convencido e metido a "gostosão" que irá igualmente participar do evento e também uma repórter determinada a escrever uma matéria sobre o kumitê. Quando o evento inicia, Frank logo percebe que seu principal adversário será Chong Li, interpretado por Bolo Yeung.

As lutas do filme são fantásticas! A trilha sonora nem se fala, épica! Não é atoa que esse filme é considerado um grande clássico do gênero. A coreografia de artes marciais foram muito bem feitas, inclusive elas foram coordenadas pelo verdadeiro Frank Dux, que trabalhou na produção. Além disso, o filme contém algumas pitadas de comédia, principalmente nas cenas de Jackson que provoca seus adversários principalmente o vilão Chong Li. Produzido com o objetivo de alcançar o sucesso que Bruce Lee obteve em pouco tempo, podemos admitir que de certo modo, essa obra conquistou seu espaço merecidamente e o cinema de artes marciais foi a cada dia evoluindo. 


Van Damme estava em inicio de carreira, no entanto, ele já tinha participado de outros filmes anteriores como Retroceder Nunca, Render-se Jamais, mas foi em O Grande Dragão Branco que o belga se consagrou e virou uma estrela internacional. É uma grande pena que alguns do seus trabalhos seguintes não foram tão bem sucedidos como se esperava, embora seu desempenho ainda agrade quando participa das cenas de ação. Em poucas palavras, O Grande Dragão Branco continua sendo para muitos, até hoje o melhor filme do Van Damme.

Quando se fala nesse filme, não se pode deixar de falar no Chong Li, pois isso seria um pecado. Chong Li é o vilão da história, ele foi interpretado por Bolo Yeung, que já trabalhou ao lado do mestre Bruce Lee em Operação Dragão (1973). Chong Li era o atual campeão do kumitê, e estava ali para defender seu título. Chong é cruel, sádico e impiedoso. Durante o filme, ele inicialmente tem uma rivalidade com Jackson, amigo do Frank, e na luta entre os dois, Chong quase o mata. Frank, obviamente desenvolve um ódio por Chong Li por conta disso e promete vingança. Chong Li é dono das frases mais conhecidas do filme, entre elas estão:

"Muito bom! Mas tijolo não revida!" 

"Você quebrou meu recorde, agora vou quebrar você, como quebrei seu amigo."

"Você é o próximo!"


Entre outras coisas, apesar de sua crueldade, Chong Li é um personagem carismático e conquista o público, fazendo com que ele fique mais conhecido do que o protagonista. Tive uma experiência assim na infância, quando eu mencionava esse filme para meus amigos, eles logo diziam: “Ah, o filme do Bolo.” Chong Li pode ser considerado um dos vilões mais malvados dos filmes de artes marciais. Resumindo, o filme tem pancadaria de alta qualidade, e aqueles que gostam do gênero, é um prato cheio, pois contém violência e sangue jorrando naqueles que apanham, além de ter seus momentos engraçados. Por esses e outros motivos, o filme é muito divertido e consegue prender a atenção do espectador de modo digno e impecável. E vale destacar a nostalgia da velha e tão boa Sessão da Tarde.

Nota: 8,2/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário